Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Cetrel tem laboratório reconhecido pelo Inmetro por qualidade e precisão

Após rigorosas auditorias, o Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) reconheceu formalmente o sistema de qualidade e precisão do laboratório da Cetrel, seguindo critérios técnicos estabelecidos por normas internacionais. Com isso, o laboratório mantém a acreditação ISO 17025. A Cetrel é a empresa responsável pelo fornecimento de água, tratamento e disposição final dos efluentes e resíduos industriais, distribuição e reuso de água, além do total monitoramento ambiental do Polo Industrial de Camaçari.

A conquista da manutenção da acreditação ISO 17025 “reforça o trabalho de excelência da equipe do laboratório e da área de Gerenciamento Ambiental, assim como a maturidade do sistema de qualidade”, afirma João Lins, diretor-presidente da Cetrel. Ele ressalta que a certificação estabelece requisitos gerais para avaliação da qualidade e precisão, assim como da competência de laboratórios de ensaios e calibração.

Segundo o diretor-presidente, “um laboratório acreditado pela ISO 17025 garante a competência de suas atividades, diferentemente do que é certificado apenas pela ISO 9001. Desse modo, podemos afirmar que o grande diferencial da ISO 17025 é que, além da rastreabilidade, que é comprovada de acordo com os padrões internacionais, ela garante a competência técnica, comprovada pelo sistema de gestão da qualidade implantado e auditado frequentemente”.

“As auditorias verificam e atestam a competência da unidade usando critérios técnicos, como verificação da rastreabilidade, validação de métodos, estimativa de incertezas, capacitação e participação em programas de ensaios de proficiência'', explica Valdo Pontes, gerente do Laboratório da Cetrel, ressaltando que, “desta forma, elas validam a imparcialidade, a confidencialidade e a qualidade dos serviços prestados”.

O especialista reforça que, “ao contratar um laboratório acreditado pela ISO 17025, o cliente tem a certeza de que terá um resultado rastreável e confiável”, uma vez que a acreditação do laboratório é feita por um sistema internacional de pesos e medidas reconhecidos por todos os países. “O sistema abrange uma cadeia ininterrupta de medições, conectadas a uma referência internacional. Assim, um laboratório acreditado, terá o sistema de gestão reconhecido”, conclui.

Vale destacar nesta auditoria que, além da manutenção da acreditação, o Gerenciamento Ambiental da Cetrel realizou a extensão do seu escopo de ensaios in situ, incluindo os parâmetros de turbidez, temperatura e ORP (Potencial de Oxidação Redução). Agora, o escopo de acreditação envolve a acreditação de seus principais ensaios laboratoriais, bem como a amostragem de efluentes, resíduos, recursos hídricos e ar.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440