Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo participam do Conselho do Fórum de Carreiras

Empresas do Polo de Camaçari participam do Conselho Consultivo do Fórum de Carreiras da Bahia, recém-criado pelo Instituto Euvaldo Lodi (IEL Bahia) para orientar as deliberações do Fórum e apontar caminhos para os novos desafios da formação profissional e gestão de carreiras. O Conselho é formado por 14 integrantes, representantes de instituições de ensino superior, conselhos de classe e empresas, incluindo a Braskem, Kordsa, Tronox e o Cofic. Na primeira reunião, o colegiado sugeriu como prioridade para o Fórum de Carreiras o debate sobre capacitação, novas carreiras, gestão das emoções, aproximação entre instituições de ensino superior e a indústria, além de trabalho remoto e empregabilidade. 

“O Cofic agradece a oportunidade de ter sido convidado a participar do conselho, que visa contribuir para algo de grande relevância para o setor empresarial, que é a estruturação, o aprimoramento e  a atualização das carreiras profissionais, incluindo  tendências de mercado e vertentes de capacitação”, destaca Érico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), ressaltando que as carreiras precisam estar cada vez mais em consonância com o que pede o mercado em termos de requisitos profissionais, formação e qualificação técnica, além de habilidades comportamentais. 

“A partir das contribuições do Conselho Consultivo, o IEL consegue otimizar esforços e consolidar demandas e expectativas, abrindo oportunidade para um debate rico, objetivo, bem conduzido e com a participação de diversos interlocutores do setor empresarial e de outras áreas, incluindo a educação. Consideramos muito importante participar e saber que empresas associadas estão representadas neste fórum consultivo”, acrescenta o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic.

Como afirma o professor Rodrigo Vecchi, reitor do Centro Universitário Ruy Barbosa e diretor geral da Faculdade Área 1, “o desenvolvimento da carreira deve ser apoiado e incentivado por todas as organizações e nós, como Instituições de Ensino Superior tradicionais na cidade de Salvador, precisamos fazer parte, estreitando nossas ações com o mercado, aumentando, assim, as oportunidades aos jovens e profissionais para o mundo do trabalho. Nunca antes a inovação e o pensar disruptivo estiveram em uma posição tão importante para que sejamos protagonistas de transformação social. Por iniciativas como a do IEL Bahia podemos fazer a real diferença".

A união entre as instituições de ensino, empresas, representantes de órgãos públicos e conselhos de classe é indispensável para a formação de jovens e profissionais, destaca a professora Paloma Motta, coordenadora do Centro de Carreiras da Unijorge. Para ela, “a iniciativa de criação deste órgão consultivo envolve a participação ativa dos membros, através de um diálogo assertivo, identificando as reais necessidades de jovens e profissionais em busca de oportunidades no mundo do trabalho e ações que promovam o desenvolvimento de carreiras”.  

O Conselho Consultivo chega com o propósito de manter o Fórum de Carreiras da Bahia sempre ágil e inovador, destaca o superintendente do IEL Bahia, Evandro Mazo. Para ele, o objetivo principal é que ele atue para promover ações que valorizem e apoiem o desenvolvimento de carreiras, de jovens e profissionais em busca de oportunidades no mundo do trabalho. 

Vale destacar que as reuniões do Conselho estão programadas para ocorrer a cada seis meses, analisando as ações executadas e os direcionamentos futuros. Já o Fórum de Carreiras realiza reuniões bimestrais, seguindo as diretrizes dos temas escolhidos pelo Conselho para nortear as atividades ao longo do ano.

COMPOSIÇÃO DO CONSELHO

Presidente

Evandro Mazo, superintendente do IEL Bahia

Membros

.Maria de Lourdes de Freitas Gomes, pró-Reitora de Ensino de Graduação e Pós-Graduação Lato Sensu da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública

.Rodrigo Luiz Vecchi, reitor do Centro Universitário Ruy Barbosa e diretor geral da Faculdade Área 1

.Paloma Cerqueira Vieira Motta, coordenadora do Centro de Carreiras da IES/Unijorge

.Silvia Rosana da Silva Pacheco, gerente de Administração de Carreira e Desempenho da Embasa

.Wladimir Martins, presidente da ABRH-BA.

.Luiz Carlos França Duarte, diretor de RH da Kordsa.

.Yuri Lopes Oliveira, coordenador de Estágios e Carreiras da Faculdade Independente do Nordeste/ Fainor.

.Erico Oliveira, superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do COFIC.

.Ana Luiza Salustino Maia, gerente de do Departamento de Pessoas e Organização da Braskem.

.Bertrand Carneiro, lider de Desenvolvimento de Pessoas da Tronox

.Anderson Públio Azevedo Santana, secretário executivo do Consorcio de Desenvolvimento Sustentável do Alto Sertão.

.Diego Guilherme Lopes Rodrigues, coordenador de Estágios não Obrigatórios e Desenvolvimento de Carreiras do Centro Universitário Faculdade de Guanambi/UNIFG.

.Sandra Nívea, pró-reitora da Universidade Estadual de Feira de Santana/UEFS

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440