Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Tronox anuncia novos investimentos para modernização e automação

No ano em que comemora os 50 anos da primeira e única fábrica de pigmento de Dióxido de Titânio no Brasil instalada em Camaçari, a Tronox anuncia um investimento de R$ 137 milhões no Brasil, a ser realizado no período 2021-2022. O valor será investido em projetos voltados principalmente para modernização e automação da planta e gestão ambiental. “A história da fábrica da Bahia coincide com a própria história da produção de pigmento de TiO2 do Brasil. Durante esse período, a empresa alcançou grandes resultados, formou gerações de excelentes profissionais, fez valorosas contribuições ao mercado e à sociedade e se tornou uma referência no ambiente da indústria brasileira de produtos químicos”, afirma Roberto Garcia, diretor-geral da empresa no Brasil.

O início da produção do pigmento de TiO2 no país fez parte do programa de estímulo à economia do BNDE (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico). Visando ampliar o processo industrial brasileiro, o órgão chamou a atenção do empresariado brasileiro para a importância de produzir o pigmento no Brasil, libertando a indústria local da dependência da importação do produto da Europa e Estados Unidos. O TiO2 é matéria prima essencial para produção e tintas, plásticos, borrachas e diversos outros produtos, conferindo brilho, resistência e poder de cobertura às cores cor.

A implantação da fábrica iniciou o processo de industrialização na região Nordeste, o qual se consolidou com a instalação do Polo de Camaçari sete anos mais tarde, em 1978. “Estamos entre os principais responsáveis pelo crescimento da indústria de tintas do Brasil, garantindo desde estabilidade no fornecimento da matéria prima (que antes da instalação da fábrica dependia exclusivamente da importação do produto europeu ou norte-americano) até serviços de assistência técnica próximo ao produtor local. Hoje, nossa operação é parte importante de uma cadeia econômica que integra diversas empresas do Polo, viabilizando, entre outros aspectos, a economia circular”, completa Garcia. Atualmente a fábrica tem capacidade para produzir de 60 mil a 70 mil toneladas de pigmento por ano, a depender da configuração.

Ao longo desses 50 anos, a empresa evoluiu em práticas de segurança, desempenho ambiental, tecnologia de processo, TI, programas de capacitação das equipes, programas de promoção à saúde física e mental dos empregados, relacionamento com as comunidades, melhoria e diferenciação do produto, governança e em muitos outros aspectos. “Avalio que esse caminho foi construído com muitos desafios, empenho das equipes e inteligência de mercado. Preservamos o nosso propósito e diariamente assumimos o compromisso de estar em constante evolução”, afirma o Roberto Garcia

Linha do Tempo

Desde a sua fundação, a fábrica passou por uma série de mudanças. Todas elas com o objetivo de aperfeiçoar o modelo de gestão, investindo em ações para melhorar continuamente a saúde, segurança e desenvolvimento dos empregados e atenção às questões ambientais. Os processos de aquisição por empresas multinacionais permitiram que os sistemas da empresa se alinhassem rapidamente a padrões internacionais de gestão.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440