Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Integrantes do Conselho e Nudec unidos na proteção ao Anel Florestal

As lideranças comunitárias e os integrantes do Conselho Comunitário do Polo e do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) também estão engajados na campanha de proteção do Anel Florestal. “Nós, da comunidade do Jardim Limoeiro, que fica bem perto das empresas do Polo, precisamos nos conscientizar da importância do Anel Florestal. É de suma importância cuidar, preservar e proteger a biodiversidade presente na nossa região”, afirma a professora Cristiane da Silva Souza, gestora do Centro Educacional Yolanda Pires, Camaçari. “Nós temos que multiplicar as medidas preventivas e construir uma nova consciência coletiva de forma sustentável e integrada”, diz Kharis Lane, integrante do Conselho Comunitário e voluntária do Nudec. “Precisamos denunciar caso haja alguma irregularidade, como invasão ou corte ilegal de árvores”, diz

A professora Cristiane explica como cada um pode fazer sua parte: “Precisamos adotar, de maneira urgente, atitudes diárias, como, por exemplo, não desmatar, não caçar animais silvestres, não jogar lixo, cuidar das árvores e plantas. Essas atitudes juntas se transformam em grandes iniciativas. Não podemos esquecer que o Anel Florestal é um espaço importante para proteção do meio ambiente e isto depende somente de nós”.

Em Dias d'Ávila, o líder comunitário Washington Ramos dos Santos, que mora na comunidade do Leandrinho, chama a atenção para a necessidade de valorizar as plantas nativas e manter uma fiscalização constante. Já o arquiteto Luiz Roberto Sobral, membro do Conselho Comunitário, destaca que proteger o Anel Florestal é contribuir para garantir a biodiversidade na região. “A pandemia comprovou que respirar bem é fundamental para ter uma vida saudável. Portanto, manter, proteger e preservar o Anel Florestal é imprescindível para a nossa qualidade de vida”, diz.

O coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares, informa como a população pode e deve ajudar. E faz um apelo:  “Se você ver indícios de incêndio e de desmatamento, ligue para a Defesa Civil -199 ou para o Corpo de Bombeiros -193. O Anel Florestal é vida. Cuidando do Anel Florestal, você está cuidando também de sua própria vida”.

As pessoas também podem utilizar o disque-denúncia da Companhia Independente de Policiamento Especializado – CIPE, ligando para 0800 2333.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440