Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Braskem gera economia de 300 milhões de litros de água

Projeto de eficiência hídrica implantado na unidade da Braskem no Polo de Camaçari gera economia de 300 milhões de litros de água, o equivalente ao consumo de cerca de 9.000 pessoas em seis meses. Esse resultado foi obtido após a implantação do projeto de redução de perdas de água de resfriamento (AGR) na unidade Q1. Para o diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, essas ações são essenciais, já que impactam diretamente a sociedade: "Temos consciência da importância da redução do descarte e do uso de água, preservando este recurso para o consumo humano. Com a implementação de melhorias em nossos sistemas, alcançamos reduções expressivas, mas ainda temos muito o que avançar, tanto em otimização do consumo como em reuso."

Segundo Alfano, o projeto ainda está em andamento em Camaçari e as expectativas são de alcançar mais economia, com a implantação de novas melhorias. Os esforços, no entanto, não estão restritos às plantas da Bahia. A eficiência hídrica compõe um dos sete novos macro-objetivos lançados pela Braskem para os próximos anos. A companhia almeja estar entre as referências em ecoeficiência operacional no setor petroquímico global.

"O desenvolvimento sustentável faz parte do DNA da Braskem, que já nasceu com este compromisso, guiando toda nossa trajetória empresarial", afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem. Desde sua criação em 2002, a Braskem investe em diversas iniciativas para economia e reuso de água, destinando mais de R$ 280 milhões em projetos que melhoraram a eficiência hídrica da empresa, tornando-a uma das indústrias químicas que menos consome água no mundo, de acordo com dados do International Council of Chemical Associations (ICCA).

Iniciativas como as da unidade do Polo de Camaçari fizeram com que a Braskem continuasse no ranking de empresas líderes em gestão hídrica (A) e de riscos climáticos (A-) do CDP (Carbon Disclosure Program), organização sem fins lucrativos que seleciona as melhores empresas de capital aberto no mundo em relação ao gerenciamento da emissão de gases de efeito estufa, consumo da água e uso das florestas. A companhia alcançou classificação máxima na "Water List" pela quarta vez consecutiva e se manteve como empresa líder na "Climate List" pela sexta vez, reforçando seu engajamento e atuação de impacto positivo no tema.

Vale destacar que o compromisso da Braskem em otimizar a eficiência hídrica das suas plantas está expresso em um dos pilares dos novos macro-objetivos lançados recentemente pela companhia em alinhamento com os objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU para 2030. A companhia estabeleceu metas e objetivos claros para cada uma das sete dimensões: saúde e segurança, resultados financeiros e econômicos, eliminação de resíduos plásticos, combate às mudanças climáticas, ecoeficiência operacional, responsabilidade social e direitos humanos e inovação sustentável. Em ecoeficiência operacional, por exemplo, a meta é aumentar a eficiência energética e fazer uma gestão mais eficiente do uso de água, com iniciativas de reuso, e garantir 100% de uso de fontes seguras.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440