Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bracell investe 13 milhões para ampliar produção de eucalipto no Litoral Norte

Para atender à demanda de celulose solúvel das suas unidades no Polo de Camaçari e em Lençóis Paulistas, a Bracell anuncia investimento de R$ 13 milhões para ampliar a produção de mudas de eucalipto no viveiro da Fazenda Salgado, localizado no município de Inhambupe, no Litoral Norte da Bahia. Com este incremento, a empresa vai aumentar a capacidade anual de geração de mudas das atuais 4 milhões para 15 milhões, o que também contribuirá para o projeto futuro de expansão da sua capacidade de produção fabril. A celulose solúvel é um dos principais ingredientes usados ??em vários produtos, desde têxteis, lenços de bebê, armações de óculos, embalagens de salsichas até produtos farmacêuticos e industriais, como cabos de pneus de alto desempenho.

“Este aumento na produção de mudas reflete, naturalmente, em maior volume de madeira a ser disponibilizada para a fábrica nos próximos anos. Mas o benefício vai além: por se tratar de uma estrutura moderna, que agrega aprendizados de projetos de viveiros implantados anteriormente, esta incorpora tecnologias e processos que aumentam a confiabilidade na qualidade da madeira utilizada nas operações industriais. Isso resulta, por sua vez, em melhor aproveitamento da matéria-prima, uso adequado dos recursos naturais, redução de custos de produção e outros ganhos de competividade”, afirma Guilherme Araújo, diretor-geral da Bracell Bahia.

Esse investimento na expansão das florestas de eucaliptos está de acordo com o plano de sustentabilidade da empresa. “O projeto de ampliação da nossa produção de eucalipto na Salgado visa aumentar a sustentabilidade do negócio, trazendo melhores condições de trabalho para os colaboradores e mais segurança no processo produtivo, haja vista o grande potencial da região em gerar mudas de boa qualidade”, explica Maurício Prieto, gerente de Viveiros da Bracell Bahia.

A ampliação, de acordo com Prieto, será aliada com a modernização do sistema de manejo de irrigação, que une a tecnologia com o conhecimento técnico dos colaboradores. “É a tecnologia de fato trabalhando para o colaborador, que passará a controlar todo o processo in loco, por meio de um computador de mão”, informa.

Vale registrar que a empresa conta também com o viveiro Quatis, no município de Entre Rios (BA), que tem capacidade anual de produção de 20 milhões de mudas clonais de eucalipto. Os produtos são destinados aos plantios próprios da companhia e à venda para outras organizações. Nas duas operações, a Bracell emprega 300 trabalhadores.

Sustentabilidade

Uma das líderes globais na produção de celulose solúvel especial, a Bracell divulgou recentemente o Relatório de Sustentabilidade 2020, que reúne as ações endereçadas ao longo do último ano para cumprir seu compromisso com uma produção responsável social e ambientalmente tanto no cultivo sustentável de eucalipto como nas fábricas de última geração. Vale registrar que suas atividades florestais são certificadas tanto no Brasil quanto internacionalmente e respeitam a mata nativa, garantindo a sobrevivência de várias espécies da fauna e flora silvestres. As áreas de proteção da Bracell formam uma das maiores áreas de conservação privadas no Brasil, atingindo cerca de 30% da área total da empresa. A Bracell é negativa na emissão de carbono, ou seja, retira mais CO² da atmosfera por meio de suas atividades florestais do que emite em sua operação, refletindo parte de sua preocupação com o clima, a comunidade e com o meio ambiente.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440