Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Campanha ambiental repercute nas comunidades de Camaçari e Dias d`Ávila

Com ampla divulgação nas comunidades, a campanha de conscientização para proteção do Anel Florestal continua mobilizando e sensibilizando os moradores dos municípios vizinhos ao Polo para a necessidade de proteger essa importante reserva da biodiversidade local, onde são encontradas árvores exóticas e nativas, com remanescentes de Mata Atlântica, além de nascentes - inclusive a do Rio Camaçari, aves e animais típicos da região.

“A maneira como está sendo realizada a campanha, através de imagens, relatos, outdoors, torna a ação mais real, dando mais visibilidade ao Anel Florestal, colaborando para criar um clima de comprometimento por parte da comunidade”, ressalta a líder comunitária Kate Santos, integrante do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec) e também do Conselho Comunitário do Polo de Camaçari.

Segundo ela, “as pessoas estão se mostrando mais sensibilizadas para proteger o Anel Florestal, mas é bom não esquecer que esses são os primeiros passos. É importante darmos  continuidade a essas ações, fortalecendo a importância de preservação, diariamente”.

A continuidade da campanha também é defendida pelo coordenador da Defesa Civil de Camaçari, Ivanaldo Soares. “Eu vejo que a campanha está sendo um sucesso, está dando resultado. Então eu acho que não deve parar, deve continuar e se desdobrar em várias ações, pois a conscientização das pessoas leva tempo. Vejo que está havendo mais consciência em relação ao meio ambiente. Eu andei em vários bairros, como Parque Florestal, Parque Satélite, e tenho percebido mudanças no comportamento das pessoas”.

Moradora da comunidade Jardim Limoeiro, que fica próxima das empresas do Polo, a professora Cristiane da Silva Souza, gestora do Centro Educacional Yolanda Pires, diz que “precisamos nos conscientizar da importância do Anel Florestal para o meio ambiente. Afinal, sua vegetação nativa e exótica, e todos os recursos naturais que a envolvem, significam biodiversidade, fundamental para uma vida com melhor qualidade”.

Para além da campanha de conscientização, a professora Cristiane explica como cada um pode fazer sua parte: “Precisamos adotar, de maneira urgente, atitudes diárias, como, por exemplo, não desmatar, não caçar animais silvestres, não jogar lixo, cuidar das árvores e plantas. Essas pequenas atitudes são fáceis e juntas se transformam em grandes iniciativas. Não podemos esquecer que o nosso Anel Florestal é um espaço importante para preservação do nosso meio ambiente e para isso tudo acontecer depende somente de todos nós”.

A campanha valoriza a riqueza da biodiversidade do Anel Florestal e também informa como a população pode participar. Portanto, se você ver qualquer irregularidade acontecendo nessa área, seja queimada, invasão e desmatamento, não deixe de participar. Ligue gratuitamente para 0800-2323 ou para 193 (Defesa Civil de Camaçari), 199 (Corpo de Bombeiros) ou 9973-5876 (Companhia Independente de Policiamento Especializado do Polo Industrial - CIPE Polo).

A campanha “O Anel Florestal é Fonte de Vida. Proteja”, que está sendo veiculada nas rádios de Camaçari e Dias d'Ávila, nas redes sociais e em outdoors em locais estratégicos, é uma realização do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia – SDE (responsável pela gestão do Anel Florestal), a Companhia Independente de Policiamento Especializado (CIPE), as Prefeituras e Defesa Civil de Camaçari e Dias d’Ávila, e empresas do Polo, com destaque para Basf, Bahiagás, Paranapanema, Bracell, Deten e Oxiteno.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440