Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bayer celebra 125 anos no Brasil com ênfase em inovação e sustentabilidade

A Bayer celebra este ano 125 anos de Brasil. A primeira fábrica foi instalada em 1896, no Rio de Janeiro. Hoje, a empresa está presente em mais de 30 municípios, com 6.500 profissionais espalhados de norte a sul. Presente também no Polo Industrial de Camaçari, a unidade é voltada para a divisão de Crop Science com a produção de insumos para proteção de cultivos agrícolas. Está instalada em uma área total de 631.000 m² e conta com 170 colaboradores no complexo baiano, incluindo estagiários, técnicos e corporativos. Saiba mais sobre a Bayer nesta entrevista com Paula Castro, Site Manager & Manufacturing Excellence LATAM Head, líder da Unidade da Bayer Camaçari.

A pandemia tem afetado a demanda da Bayer?

Paula Castro - A pandemia de Covid 19 afetou todos os setores e economias do planeta. Em relação à indústria de defensivos agrícolas, os maiores impactos foram em variação cambial, nível de estoques e cadeias de fornecimento, mas com resultados distintos em cada mercado e, portanto, sem um efeito único sobre a demanda.

Os produtos da Bayer são insumos para quais produtos?

PC - No caso específico de Camaçari, fabricamos produtos e insumos para proteção de cultivos.

Quais os principais mercados da Bayer?

PC - A Bayer é uma empresa de Ciência da vida focada em saúde e nutrição presente em mais de 80 países. Temos como compromisso contribuir para o amplo acesso à saúde e alimentação, de forma que a sociedade alcance a visão “Saúde para todos, Fome para ninguém”. Nossos negócios estão organizados em três divisões: agrícola, farmacêutica e cuidados pessoais.

Quais os planos da fábrica de Camaçari para 2021/22?

PC - A Bayer celebra, este ano de 2021, 125 anos de Brasil. Chegamos ao país em 1896, abrindo a primeira fábrica no Rio de Janeiro. Hoje, estamos presentes em mais de 30 cidades. Assim como nas demais unidades, seguiremos trabalhando no site de Camaçari ancorados em nossa estratégia de inovação, transformação digital e sustentabilidade para entregar soluções que melhorem a qualidade de vida do brasileiro e contribuam para o desenvolvimento do país.

Quantos empregados tem a empresa em Camaçari atualmente?

PC - Cerca de 170 colaboradores, incluindo estagiários, técnicos e corporativos.

O que destaca como diferencial da Bayer no Polo de Camaçari?

PC - O engajamento dos funcionários durante os períodos de desafios e a agilidade de transformar desafios em resultados.

A Bayer está fazendo investimento em novas tecnologias e inovação?

PC - Após 125 anos de presença no Brasil, a Bayer se firmou, nestes últimos anos, como empresa líder do setor de insumos agrícolas e estamos fortemente engajados em construir o futuro da agricultura de forma colaborativa. Nossa estratégia para fazer isso passa por três pilares estratégicos: inovação, transformação digital e sustentabilidade. Só na divisão agrícola, investimos globalmente 2 bilhões de euros por ano em pesquisa e desenvolvimento de soluções como produtos de proteção de cultivos, sementes e biotecnologias, além de produtos e serviços digitais. Todas elas são fundamentais para aumentar a produtividade do agro e tornar o cultivo mais sustentável.

O que vem sendo feito na área de treinamento e formação dos profissionais?

PC - A Bayer possui uma cultura de aprendizagem contínua voltada para engajar os colaboradores e desenvolver seus conhecimentos para que todos alcancem seu potencial máximo. Existem diferentes ações e programas voltados para o desenvolvimento de nossos colaboradores. Destacamos três iniciativas:

Considerando treinamentos específicos para a área produtiva, a Bayer possui o chamado One Product Supply System (One PSS), que oferece oportunidade de desenvolvimento de talentos que atuam nas áreas de cadeia de fornecimento de produtos, contribuindo para eficiência baseada em dados e resultados. Os treinamentos têm o objetivo de alinhar processos cada vez mais sustentáveis, permitindo melhoria contínua e performance baseada em resultados inovadores de segurança, qualidade, produtividade, confiabilidade e visibilidade.

Citando um exemplo de iniciativa de educação corporativa, a Bayer possui o Go Learn, plataforma global que utiliza inteligência artificial para que os processos de aprendizagem se tornem mais ágeis, colaborativos e inovadores. Os colaboradores podem aprender a qualquer hora, em qualquer lugar, usando o dispositivo que desejarem. Nesta ferramenta, eles escolhem habilidades prioritárias em que desejam focar o seu desenvolvimento. O Go Learn tem parceria com o LinkedIn Learning, YouTube, Ted Talks, entre outros sites que fornecem conteúdo de conhecimento globalmente. Por meio dele, também é possível acessar o portfólio corporativo de soluções da Bayer.

Outro grande exemplo é a Academia de Líderes, que proporciona aos líderes uma agenda de cursos focada em competências necessárias para o desenvolvimento do negócio e o protagonismo na carreira. A ideia é oferecer oportunidades para o desenvolvimento de uma mentalidade ágil, liderança na era digital, visão e propósito, gestão de mudança, cultura inclusiva entre outros temas.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440