Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bahiagás completa 27 anos liderando mercado de fornecimento de gás natural

 

A Companhia de Gás da Bahia – Bahiagás completou em agosto 27 anos de atuação como concessionária responsável pela distribuição de gás natural canalizado no estado. Atualmente, com quase 1.100 quilômetros de rede, atende 66 mil clientes em 22 municípios. Presente no Polo Industrial de Camaçari desde 1995, a primeira empresa atendida foi a Cibrafértil. Hoje atende a 38 empresas no complexo, como a Braskem, Ambev, Basf, Continental, Elekeiroz e Oxiteno. “O atendimento aos clientes localizados no Polo representa 65% do total das vendas de gás natural da Bahiagás”, informa o diretor-presidente, Luiz Gavazza, ressaltando que “a indústria baiana utiliza mais gás natural do que a indústria de outro lugar do país”.

“O gás natural representa 30% da matriz energética baiana, percentual acima do que acontece na matriz energética de outros estados. Isso significa que a indústria baiana utiliza mais gás natural do que a indústria de outro lugar do país. E sendo o Polo Industrial de Camaçari o maior do estado, e onde se concentra a maioria dos clientes industriais da Bahiagás, é muito importante para a Companhia esse atendimento”, afirma Gavazza.

Segundo o diretor, a parceria com as empresas do Polo é muito produtiva: “Estamos muito orgulhosos por completarmos esses 27 anos de muitas conquistas e de contribuição para o desenvolvimento da Bahia. E, sem dúvida, a nossa relação com o Polo de Camaçari é uma parte importante dessa história. Ao mesmo tempo em que fomos motivados a crescer para atender bem às empresas do complexo industrial, pudemos oferecer mais vantagens e benefícios a elas por meio do gás natural. Trata-se de uma parceria mútua, produtiva e duradoura”.

A caminhada da Bahiagás, que começou com apenas 11 clientes e 53 quilômetros de dutos, foi marcada por superação de desafios e conquistas, que resultaram nos atuais 66 mil clientes e quase 1.100 quilômetros de rede, garantindo a presença em 22 municípios. A Bahiagás vem ampliando o atendimento à demanda de gás natural nos diferentes segmentos de mercado (industrial, comercial, residencial, automotivo e termelétrico) e para usos diversificados, como climatização de ambientes, aquecimento de água e cocção de alimentos. Atualmente, fornece o energético para alguns desses fins a equipamentos sociais, como hospitais, escolas e universidades, além de todos os grandes shoppings de Salvador.

Com esta trajetória, a Bahiagás se tornou a maior concessionária de gás natural canalizado do Norte e Nordeste e a terceira maior do País. “Essa evolução no fornecimento e no número de consumidores é um reflexo de que a Bahia se tornou um polo de movimentação do gás natural. O que permitiu à Companhia expandir a sua atuação para o Sul e Extremo Sul do estado e, mais recentemente, para o Sudoeste”, conta Luiz Gavazza.

O projeto Gás Sudoeste – Duto de Distribuição de Gás Natural do Sudoeste, com 306 km de extensão, será o maior equipamento desse tipo do Nordeste e o segundo maior do Brasil. O duto interligará 12 municípios, de Itagibá a Brumado, passando por Jequié, Maracás e outras oito cidades da região. O empreendimento, estimado no valor total de cerca de R$ 392 milhões, contabilizando as três etapas da obra, atravessará cinco Territórios de Identidade (Médio Rio de Contas, Vale do Jiquiriçá, Chapada Diamantina, Sertão Produtivo e Sudoeste Baiano), gerando impacto direto em 15 cidades e impulsionando o desenvolvimento socioeconômico de toda a área de abrangência do projeto e, consequentemente, da Bahia.

"Este grandioso projeto é parte das conquistas que a Bahiagás vem acumulando ao longo dos seus 27 anos, e sua concretização será mais um marco na história da Companhia. Que novos objetivos sejam alcançados daqui para frente, sempre com a finalidade maior de atender bem os baianos e contribuir para o desenvolvimento da Bahia", enfatiza Gavazza. Para os próximos anos, ele diz que a Bahiagás pretende continuar inovando e alcançando novos espaços, atendendo com qualidade aos diversos segmentos de mercado, com segurança, rentabilidade e responsabilidade socioambiental.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440