Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Comissão de Saúde e PAME intensificam treinamentos de atendimento a emergências

Os cuidados com a saúde do trabalhador do Polo Industrial de Camaçari foram intensificados neste tempo de pandemia. A Comissão de Saúde do Trabalhador (CST) do Cofic e o Programa de Atendimento Médico de Emergência (PAME) fizeram atualizações e alterações no sistema de atendimento e estão realizando treinamentos quinzenais com os profissionais da área de saúde das empresas. “Nosso objetivo é atualizar os profissionais de saúde do Polo no atendimento às emergências médicas”, explica o médico-coordenador do PAME, Claudio Azoubel. “Por conta da situação que estamos vivendo, todos os treinamentos estão sendo feitos on-line”, afirma a coordenadora da CST, Liane Garcez, médica do Trabalho da Dow Brasil-Aratu e Bayer Camaçari.

Médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem das empresas do Polo estão conectados online no programa de treinamentos. “Nosso objetivo é atualizar os profissionais de saúde do Polo no atendimento às emergências médicas”, explica Claudio Azoubel. Segundo ele, os treinamentos, que começaram em fevereiro deste ano e seguem até março de 2022, acontecem quinzenalmente e "abordam situações relacionadas a trauma e eventos clínicos em geral, respaldados nos mais recentes protocolos de atendimento e diretrizes mundiais”.

O foco dos treinamentos é a saúde do trabalhador. Segundo Liane Garcez, “a atualização dos profissionais da área de saúde oferece segurança e tranquilidade para os profissionais do Polo num momento de emergência médica, além de criar um link maior com o PAME no atendimento/tratamento”. Ela destaca que o trabalho conjunto da Comissão de Saúde do Trabalhador (CST) do Cofic e o PAME, para manter as equipes atualizadas, “oferece maior segurança ao usuário”, citando também como resultado dessa parceria “a atualização e alterações no sistema de atendimento tanto ao trauma quanto ao paciente com evento clínico”.

Pandemia

Sobre as mudanças ocorridas com a pandemia, a coordenadora da CST, Liane Garcez, avalia que “a pandemia trouxe diversas alterações na rotina de trabalho de todos os serviços de saúde das empresas do Polo, assim como do PAME. Nesse período, a área de saúde do Polo buscou trabalhar de forma integrada, discutindo condutas e implantando medidas para controle dos casos de Covid-19 no Polo. Entendo que, por conta da integração desses serviços entre si e com o PAME, estamos conseguindo gerenciar satisfatoriamente essa situação”.

O resultado, segundo ela, é uma maior conscientização dos profissionais do Polo: “Tenho percebido que os trabalhadores estão mais conscientes e empenhados em manter os cuidados necessários para manutenção de sua rotina de trabalho. Entendo que o trabalho de conscientização e todas as proteções implantadas pelas empresas têm permitido que as atividades de trabalho no Polo sejam mantidas, com o controle adequado para redução do risco de contaminação dos trabalhadores. Por outro lado, a situação do cenário mundial, de incertezas quanto à evolução da pandemia e todas as limitações que a situação trouxe à vida das pessoas, se reflete na saúde emocional; essa tem sido também uma preocupação dos serviços médicos das empresas, que têm atuado nos cuidados preventivos focados na saúde mental dos trabalhadores”.

Para assegurar a saúde dos profissionais, a médica informa que “o desafio dos serviços médicos nesse momento é orientar os trabalhadores a retornarem a suas rotinas de hábitos saudáveis de atividade física e alimentação, perdido por muitos neste período de pandemia, assim como o retorno à rotina de consultas médicas preventivas”.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440