Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Senai Cimatec inaugura Bureau de Manufatura Aditiva no Polo de Camaçari

O Senai Cimatec acaba de inaugurar o Bureau de Serviços de Manufatura Aditiva no Polo Industrial de Camaçari, no Cimatec Park. “A manufatura digital está proporcionando uma revolução na forma de produzir peças e produtos e é fundamental que a indústria brasileira esteja preparada para essa transformação”, afirma Ricardo Alban, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb). O novo Bureau vai beneficiar diretamente as empresas do complexo baiano.

“O objetivo é promover maior produtividade e eficiência de produtos e serviços em diversos setores industriais, como o setor petroquímico, estando amplamente conectado com o ecossistema do Polo de Camaçari”, afirma Bruno Caetano Silva, líder técnico da área de Manufatura Aditiva do Senai Cimatec.

No contexto do Polo de Camaçari, Bruno Caetano informa que “o Bureau Senai Cimatec de Manufatura Aditiva tem potencial para apoiar na produção de peças e componentes para utilização nas linhas de produção, reduzindo o tempo de manutenção e a necessidade de possuir grandes estoques, auxiliando, dessa forma, na ampliação da produtividade das empresas. Além disso, na perspectiva de desenvolvimento de novos materiais, cuja base é a indústria petroquímica, o Bureau pode impulsionar projetos nessa área”.

O Bureau inicia a sua operação em colaboração com a multinacional HP e a SKA - revendedora exclusiva de manufatura aditiva da HP no Brasil, com o foco em promover maior produtividade e eficiência de produtos e serviços em diversos setores da economia. De acordo com Bruno Caetano, ”o Bureau de Manufatura Aditiva atenderá transversalmente uma ampla gama de setores da indústria baiana, como: petroquímico, automotivo, papel & celulose, agrícola, saúde e bem-estar, bens de consumo e arquitetura, seja por meio de startups e até de empresas de grande porte”.

Segundo ele, “o Bureau está diretamente conectado com todo o ecossistema do Senai Cimatec e pode apoiar as empresas desde a concepção de um novo produto, por meio de um projeto otimizado para a manufatura aditiva, passando pela simulação computacional, manufatura aditiva propriamente dita, testes de qualidade e análise de confiabilidade do produto final”

Formação de pessoal

O lançamento do Bureau também está sendo acompanhado de um programa de capacitação. “O Bureau está conectado com um programa de formação de pessoal para atender as necessidades da indústria e também ofertará cursos técnicos, de extensão e pós-graduação na área”, informa Bruno Caetano Silva. “Formar profissionais e oferecer recursos de manufatura aditiva de ponta é um grande passo para a expansão e disseminação da manufatura digital na indústria brasileira”, complementa Leone Andrade, diretor de Tecnologia e Inovação do Senai Cimatec.

Com o Centro de Manufatura Aditiva, o Senai Cimatec aposta em um mercado promissor. Em 2019, o setor de manufatura aditiva cresceu 21,2% em todo o mundo, atingindo um valor de transação de 12 bilhões de dólares (considerando vendas de hardware, software, insumos e serviços). Em 2020, mesmo com a pandemia, o crescimento foi de 7,5%, com um volume de negócios de aproximadamente 12,9 bilhões de dólares. “A manufatura digital está proporcionando uma revolução na forma de produzir peças e produtos e é fundamental que a indústria brasileira esteja preparada para essa transformação”, afirma Ricardo Alban.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440