Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Prêmio de Educomunicação mobiliza estudantes para Proteção do Anel Florestal

O Prêmio de Educomunicação Digital para Proteção do Anel Florestal, promovido pelo Cofic, está mobilizando as escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila. No total, 60 estudantes de 10 escolas dos dois municípios foram selecionados entre 197 inscritos para participar da premiação. Agora, eles estão em pleno processo de aprendizagem e criação nas oficinas coordenadas pela Cipó Comunicação Interativa, com participação dos gestores e professores das escolas da região.

“A importância da participação dos nossos alunos nesse projeto de preservação do Anel Florestal se dá na reflexão sobre os cuidados que se deve ter com a fauna e flora para a sustentabilidade da natureza e preservação do meio ambiente, fazendo com que os jovens se tornem multiplicadores dessa ideia”, afirma Telma Nobre, gestora da Escola Normélio Moura, Dias d’Ávila.

É justamente essa a proposta do Cofic com a criação do Prêmio: envolver os alunos das escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila para que eles se tornem multiplicadores no processo de cuidar dessa importante área verde da região que é o Anel Florestal. Para isso, os estudantes selecionados estão participarão de oficinas que aprimoram suas habilidades no uso de ferramentas digitais, tendo como produto final a elaboração de peças de comunicação em três diferentes linguagens digitais: Podcast/ Produto de áudio, Vídeo com dispositivos móveis e Fotografia com celular.

Nesse processo de aprendizagem e criação, as escolas também estão participando. “O Prêmio de Educomunicação Digital para Proteção do Anel Florestal possibilitou um engajamento de toda a equipe pedagógica da nossa escola, de todo o corpo docente e discente, e possibilitou também o conhecimento e o uso de novas tecnologias e novas metodologias”, afirma Nizete Bonfim, diretora da Escola Luís Rogério, Camaçari. Ela destaca que “foi muito importante as oficinas de podcast oferecidas pelo Cofic e pela equipe da Cipó. Gratidão por possibilitar também mais esse momento de aprendizagem em tempos tão difíceis. Vocês tornaram o nosso ano mais leve”.

Os 60 estudantes que estão participando da premiação representam 10 escolas, sendo cinco de Camaçari e cinco de Dias d'Ávila. As escolas participantes são: Luis Rogério de Souza, Ilay Garcia Ellery, Barra do Pojuca, Tancredo Neves e Alberto Ferreira Brandão (de Camaçari) e ainda Anfrísia Santiago, Carlos Drummond de Andrade, Normélio Moura da Costa, Laura Folly e Pe Camilo Torrend (de Dias d'Ávila)

Ao final, todos os estudantes selecionados para o Prêmio de Educomunicação Digital  receberão certificado de participação e as peças de comunicação por eles produzidas serão veiculadas no hotsite da Campanha de Conscientização para Proteção do Anel Florestal. Entre os 60 participantes, a Comissão de Avaliação vai escolher 18 estudantes a serem premiados, sendo nove de cada município e três em cada linguagem (podcast, vídeo e fotografia). A cerimônia virtual com apresentação das peças e divulgação do resultado da premiação está prevista para o dia 9 de dezembro. 

O que dizem os avaliadores?

Os integrantes da Comissão de Avaliação estão na expectativa com o resultado, mas já avaliam como muito positiva a premiação. “Este projeto leva para as escolas a conscientização sobre a importância da proteção do Anel Florestal, ao mesmo tempo que estimula alunos e professores com o processo criativo, de forma que incentiva e ensina aos alunos a se expressarem através de ferramentas de comunicação como podcast, fotografia e vídeo, ferramentas estas que podem ser utilizadas por eles no futuro”, afirma Isa Tanaka, integrante da Comissão Julgadora, líder do Comitê de Sustentabilidade da Bayer em Camaçari e membro da Comissão de Comunicação do Cofic.

“O Prêmio possibilita todo um processo de formação de adolescentes em linguagens de comunicação, conhecer sobre meio ambiente e se transformar em multiplicadores de informação, a partir das peças de comunicação que eles vão gerar. Eles vão compartilhar conhecimento sobre o Anel Florestal, a floresta, e contribuir para sua preservação e conservação”, acredita Mônica Santana, integrante da Comissão Julgadora, mestre em Artes Cênicas pela Ufba e especialista em Jornalismo e Direitos Humanos pela Unijorge.

“Considero o Prêmio de Educomunicação do Cofic bastante oportuno, pois é cada vez mais relevante que os adolescentes, os jovens, percebam a tecnologia de comunicação como um meio não apenas para as atividades do dia a dia, mas também para entender o mundo e a sociedade com mais propriedade e para desenvolvimento do processo de aprendizagem. O Cofic, ao criar o Prêmio articulado à proteção do Anel Florestal, mobiliza também o potencial de reflexão e ação relacionado ao importante tema do meio ambiente”, conclui Sandra Loureiro, membro da Comissão Julgadora, especialista em Gestão Educacional e em Artes Visuais, com mestrado em Educação e Contemporaneidade pela Uneb.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440