Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Seminário fortalece ideia da inovação para a sustentabilidade e gestão ambiental

Realizado nos dias 20 e 21 de outubro em ambiente virtual, o Seminário de Sustentabilidade e Gestão Ambiental constituiu-se numa grande oportunidade para a discussão de questões estratégicas de interesse da sociedade, destacando “a importância de temas fundamentais, como sustentabilidade e gestão ambiental, sob o ponto de vista da tecnologia e da inovação”, como observou o presidente do Cofic, Carlos Alfano, na abertura do encontro. Com cerca de 500 pessoas inscritas, o evento foi promovido pelo órgão ambiental baiano, o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Inema, e o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), reunindo profissionais de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), gestores de empresas/indústrias, além de membros de entidades e de órgãos do governo envolvidos com as questões ambientais.

Como primeira palestrante, a diretora geral do Inema, Márcia Telles, iniciou sua fala fazendo alusão ao momento atual vivido pelo mundo: “É inegável que a pandemia, apesar dos impactos, nos forçou a adotar novas posturas, mudou o nosso olhar com relação ao meio ambiente”, disse ela, destacando que vivemos um tempo pautado por novos desafios: “Mais do que nunca precisamos ter inovação na busca pela sustentabilidade, que nos permita continuar produzindo sem que isso nos cause problemas com relação ao meio ambiente”.

Recomendação para a indústria 4.0

“Nessa nossa nova fase 4.0, as indústrias necessitam para a sua sobrevivência se alinhar com as questões de sustentabilidade”, ressaltou Márcia Telles, informando que “o último relatório do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas mostra a situação ambiental caótica no planeta. Não adianta falar de tantas melhorias e tantos processos se as pessoas não tiverem o entendimento e acesso a novas formas de consumo. A sustentabilidade precisa estar inserida nos nossos processos e modo de pensar. É preciso o equilíbrio com o meio ambiente”.

Em seu primeiro dia, o seminário contou ainda com palestras do diretor-presidente da Cetrel, João Lins (Destaques da gestão do Polo em busca a excelência de SSMA) e do superintendente de Planejamento de Recursos Hídricos da Agência Nacional de Águas (ANA), Flávio Hadler (Segurança hídrica e o planejamento de recursos hídricos no país). Logo após, as mesas redondas contaram com a participação de Tiago Hiroshi (Embasa), Fernando Rajendra Genz (especialista), Marcello Abreu (SIHS), João Farah (Cetrel) e Eduardo Topazio (Inema).

No segundo dia do evento, o debate girou em torno da Indústria 4.0 e o gerenciamento de áreas contaminadas, com palestras de Rosana Avolio (Braskem); José Luis Gonçalves de Almeida (Senai/Cimatec); Antonio Leopoldo Castro (Inema); Sergio Monforte (CNI) e Tiago Porto (Sema). O tema “Gerenciamento de áreas contaminadas” foi apresentado em duas perspectivas: a experiência nacional, por Rodrigo Cunha (especialista) e a experiência internacional, por James Henderson (Nicole). Em seguida houve a palestra sobre “Remediação Sustentável”, com Joyce Cruz (Nicole) e a apresentação de dois casos práticos de gerenciamento de áreas contaminadas, com Tereza Lisboa (Inema) e Paulo de Sá Rego (Adivisian /Jacobs).  No encerramento, foi apresentada a “Instrução Normativa Nº 002 de 18/06/21 sobre Desativação de Plantas”, por Leonardo Carneiro (Inema).

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440