Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bridgestone recicla 100% dos resíduos e reduz emissões de CO2

A Bridgestone acaba de divulgar seu primeiro Relatório de Sustentabilidade da América Latina, que detalha os projetos, as ações e os resultados ao longo de 2020. Em sua operação, a companhia alcançou 97,7% dos resíduos reciclados e uma redução das emissões de CO2 de 29,9%. A fábrica do Polo de Camaçari contribuiu decisivamente para estes resultados. “Em gestão de resíduos, a planta reciclou 100% dos seus resíduos produzidos entre 2019 e 2020, atingindo o marco de aterro zero”, afirma Miler Bochi, diretor Industrial da unidade, ressaltando que a fábrica também diminuiu 35,23% de suas emissões de carbono entre 2014 e 2020.

O relatório apresenta a evolução dos diferentes indicadores de desempenho ambiental das operações na América Latina, em 2020 com os projetos implementados nas fábricas - as plantas brasileiras são, hoje, aterro zero. Para diminuição dos resíduos enviados para aterro sanitário, a fábrica de Camaçari iniciou a operação de um biodigestor que recebe uma média de 15 toneladas de resíduos orgânicos por mês. Para redução nas emissões de carbono, a unidade instalou em março deste ano a Micro Usina Solar de 1.257,59Kwh, que já contribuiu para redução na emissão de 666,52Kg de CO2, o equivalente a 17 árvores.

Em relação ao consumo de água, as fbricas da empresa na América Latina apresentaram uma diminuição de 23,3%, o equivalente a uma economia de mais de 755 mil litros de água. “Na planta de Camaçari foi construída este ano uma estação de captação e tratamento de água de chuva, que contribuirá ainda mais para a redução do consumo de água da fábrica”, informa Miler Bochi.

Segundo o diretor, “a Bridgestone trabalha em estratégias para acelerar a economia circular. Para isso, estabeleceu três ações principais ao longo de sua cadeia de valor: reduzir o consumo de matérias-primas, reciclar recursos e usá-los de forma eficaz e expandir e diversificar os recursos renováveis”. Ele informa, por exemplo, que “os pneus inservíveis produzidos no país têm destinação ambientalmente correta, por meio do programa de coleta da Reciclanip, uma instituição criada pela ANIP (Associação Nacional da Indústria de Pneumáticos), da qual a Bridgestone é associada. Entre as ações da entidade está a reciclagem dos pneus para uso em campos de futebol, solas de sapato, pisos e tapetes de borracha”. 

Vale destacar ainda que a planta de Camaçari mantém o Centro de Educação Ambiental para comunidade, alunos de escolas públicas, colaboradores e suas famílias. O projeto é voltado para a preservação da biodiversidade, viveiro de mudas e atividades de conscientização da comunidade.

“A Bridgestone Camaçari, assim como todas as plantas produtivas na América Latina, conta com a certificação ambiental ISO 14001”, afirma Miler Bochi, destacando que o desafio da Bridgestone está registrado no relatório: a empresa reforça o apoio ao cumprimento dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas e está comprometida em alcançar a neutralidade de carbono de 2050 em diante e reduzir as emissões totais de CO2 em 50% até 2030, em comparação aos níveis de 2011.

O diretor destaca ainda a importância de contribuir para o desenvolvimento sustentável do Polo Industrial de Camaçari. “O Polo apresenta grande importância para o mercado brasileiro e é um grande prazer para a Bridgestone ser uma das 90 empresas integrantes e seguir contribuindo positivamente também para a região”.

O relatório completo, com informações de todas as unidades da América Latina, pode ser lido em https://informebridgestone.com/Bridgestone2020/pt/

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440