Nota de esclarecimento 5 - Porto de Aratu

Após a extinção total do incêndio ocorrido na tarde da última terça-feira (17/12), na casa de máquinas do navio Golden Miller, atracado no Porto de Aratu, as equipes técnicas estão concentradas no esforço de contenção e remediação do resíduo de óleo decorrente do combate ao fogo.

Foi estabelecida uma estratégia de contenção para proteção das praias na área de influência do Porto de Aratu, incluindo a implantação de seis quilômetros de barreiras para absorção do óleo. A operação envolve um total de 14 embarcações e uma equipe 60 técnicos especializados em proteção ambiental.

O trabalho de contenção e remediação está sendo realizado pelas empresas Hidroclean e Gaia Ambiental. Estão sendo realizados sobrevoos diários na área atingida com o objetivo de identificar os pontos afetados e atualizar a estratégia de atuação.

A mancha identificada na Baía de Aratu é composta de uma mistura de óleo combustível com óleo lubrificante leve. Seus efeitos no meio ambiente variam em intensidade, tipo e duração, de acordo com vários fatores, entre os quais correntes marinhas predominantes, incidência solar e de ventos.

Adicionalmente a esse trabalho, a Cetrel, empresa de proteção ambiental do Polo de Camaçari, está fazendo o monitoramento da qualidade do ar da área e das comunidades do entorno de forma preventiva. Os resultados preliminares indicam que não há anormalidade na qualidade do ar.

Comitê de Fomento Industrial de Camaçari

Superintendente de Comunicação do Cofic

Érico Oliveira

Tel: 3634-3400/99676992

19.12.2013

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440