Escolas participam do Prêmio de Incentivo à Educação 2014

Prêmio de Incentivo à Educação 2014 contará com 22 escolas de Camaçari e Dias d’Ávilat

Um total de 22 escolas públicas de Camaçari e Dias d’Ávila se inscreveu na edição deste ano do Prêmio de Incentivo à Educação, iniciativa do Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic em parceria com as Secretarias da Educação dos dois municípios. A expectativa para 2014 é que a premiação continue sensibilizando a comunidade escolar, contribuindo para o fortalecimento da aprendizagem de crianças e jovens da educação infantil até o 9o ano do ensino fundamental, atuando em três dimensões da língua portuguesa: leitura, oralidade e escrita.

No ano passado, o Prêmio de Educação mobilizou cerca de 3.700 alunos e mais de 100 professores das escolas de Camaçari e Dias d´Ávila, além dos pais e familiares dos estudantes e a própria comunidade. Vale lembrar que os resultados dos projetos desenvolvidos pelos estudantes são socializados em apresentações públicas nos Fóruns de Experiências Pedagógicas realizados nas escolas. Além disso, todo o processo é acompanhado por uma Comissão de Avaliação formada por especialistas da área de educação, os professores e diretores, potencializando a qualidade pedagógica das ações implementadas.

Nesta nova edição do prêmio, a comissão já está avaliando os 22 projetos inscritos com o objetivo de escolher 10 que serão executados, cinco de cada município. As escolas selecionadas serão conhecidas na segunda quinzena do mês de maio. Logo em seguida, professores e alunos iniciam a implementação dos seus projetos.


A Comissão de Avaliação e o Grupo de Mediação Pedagógica, que também acompanha o processo de execução junto às escolas, são formados pelos seguintes educadores:  Marieni Oliveira (pedagoga com especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional), Rutildes Moreira da Fonseca (mestre em Letras, professora de Metodologia e Prática do Ensino do Português da UFBa), Eliete Santana (mestre em Lingüística, professora de Língua Portuguesa e Lingüística Aplicada da Faculdade de Jorge Amado), Marília Saraiva (pedagoga com especialização em Avaliação Escolar) e Sandra Loureiro (mestre em Educação e Contemporaneidade).


A premiação em 2014 segue o formato já conhecido pelas escolas. As ações pedagógicas devem ser executadas no prazo mínimo de seis meses, podendo abordar diferentes conteúdos e metodologias, sempre com foco no desenvolvimento dos alunos em Leitura, Expressão Oral e Escrita, de forma interdisciplinar.


De acordo com o regulamento, cada escola finalista recebe uma ajuda de custo de R$ 3 mil convertidos em materiais para implementação das ações previstas. Os resultados dos projetos são socializados em apresentações públicas nos Fóruns de Experiências Pedagógicas, que desta vez serão realizados nas próprias escolas, visando ampliar ainda mais a participação dos alunos. O prêmio final é de R$ 10 mil por escola vencedora.

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 3247-5851/8892-1119 (Antonio Moreno)

Assessoria Superintendência de Comunicação do Cofic
Tel.: 3634-3404/9967-6992 (Erico Oliveira)

SSa. 13.05.2014

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440