INCECC FORMALIZA PARCERIA PARA AMPLIAR PLANTIO DE MUDAS EM CAMAÇARI

Um termo de parceria para intensificação do plantio de mudas de árvores nativas em áreas de preservação ambiental de Camaçari, tendo como principal referência o Anel Florestal, foi firmado na  entre o Instituto Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros – INCECC e a Prefeitura do Município, durante sessão especial na Câmara de Vereadores, realizada no dia 21.09.09.

Além de marcar a comemoração do Dia da Árvore, a formalização do acordo tem como propósito consolidar e ampliar o trabalho conjunto que vêm sendo realizado há quase dois anos, o qual resultou no plantio de mais de 70 mil mudas de árvores nativas em 2009, em áreas de Camaçari, Dias D´Ávila, Simões Filho e Mata de São João que integram o Corredor Ecológico Costa dos Coqueiros.

Fruto de parceria entre o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari - Cofic, o INCECC, Cetrel e Prefeituras de Camaçari e Dias D´Ávila, o plantio envolve diretamente a comunidade e vários outros parceiros, entre os quais o Exército Brasileiro, IIBAMA, IMA, Secretaria de Meio Ambiente do Estado da Bahia, Polícia Federal, Limpec, Sudic e empresas do Polo Industrial de Camaçari, a exemplo da Monsanto, Caraíba Metais, Braskem e Deten Química. As mudas são produzidas nas duas bases do Projeto Fábrica de Florestas do Incecc localizadas nas instalações da Cetrel e no Parque Sauípe. Existe outra base no Horto Florestal de Camaçari, onde a produção de mudas deverá ser intensificada a partir da assinatura do Termo de Parceria.

A expectativa do INCECC é encerrar de 2009 como 100 mil mudas plantadas e ampliar, em 2010, para 500 mil a quantidade de mudas produzidas. O cumprimento dessa meta será viabilizado não só pelos hortos-matrizes, mas também por hortos satélites (ou de crescimento) implantados ao longo do Corredor Ecológico, inclusive em áreas da própria comunidade. Vale ressaltar que em paralelo ao plantio de árvores o Incecc e seus parceiros desenvolvem um trabalho de educação ambiental na comunidade, que envolve lideranças comunitárias e, principalmente, estudantes das escolas públicas. A outra vertente do trabalho é a realização de pesquisas sobre a fauna local e ativos ambientais existentes nas áreas que integram o Corredor Ecológico.

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

Superintendência de Desenvolvimento e Comunicação
71 3634-3404 / 9967-6992


 

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440