GOVERNO DO ESTADO, COFIC E FIEB LANÇAM GUIA DE ATRAÇÃO DE INVESTIMENTOS PARA O POLO

O Governo do Estado da Bahia, através da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia lançaram no dia 28.10.09, na sede da FIEB, o Guia de Atração de Investimentos para o Polo Industrial de Camaçari.

A publicação consiste em um levantamento detalhado de novas oportunidades de investimento para o Complexo Industrial, identificadas a partir de necessidades de adensamento e complementação das cadeias produtivas existentes, e também da viabilidade de fabricação de novos produtos para atender mercados tradicionais ou emergentes. O objetivo é divulgar tais oportunidades, colocando à disposição de potenciais investidores informações que poderão subsidiá-los e orientá-los na elaboração dos seus planos de negócio e na decisão de investir na Bahia.

Elaborado conjuntamente pela SICM, Cofic e FIEB, o Guia traz, na Seção I, indicadores socioeconômicos da Bahia e informações sobre o Polo Industrial de Camaçari, que em junho deste ano completou 31 anos de atividades, marcados por expressiva contribuição para o desenvolvimento do Estado e do País. Traz ainda outros subsídios importantes para a tomada de decisão do investidor, entre os quais serviços técnicos de capacitação de mão-de-obra, atividades institucionais e de apoio disponíveis nas várias secretarias e órgãos estaduais, infraestrutura e logística, além de incentivos fiscais estaduais, federais e linhas de financiamento.

Na Seção II, o Guia apresenta 23 oportunidades de investimento existentes no Polo Industrial de Camaçari, com destaque para a fabricação de produtos petroquímicos, produtos inorgânicos, fertilizantes, produtos à base de celulose e produtos metalúrgicos. As informações incluem desde caracterização dos produtos a aplicações mercadológicas, disponibilidade de matérias-primas e principais mercados.


A elaboração do Guia resultou de uma Governança Corporativa estabelecida entre o Cofic, a FIEB e a SICM, para dar sequência às ações previstas na Carta do Polo Industrial de Camaçari, entregue ao governador Jaques Wagner em junho do ano passado, durante as comemorações dos 30 anos do Polo. O documento contém proposições estruturantes em áreas prioritárias (fiscal; infraestrutura e logística; matérias-primas e matriz energética; formação de mão-de-obra; plano diretor do Polo; pesquisa, desenvolvimento e inovação tecnológica; e expansão/adensamento da cadeia produtiva), visando assegurar a competitividade atual e futura do Complexo Industrial, e criar as condições para um novo ciclo de crescimento sustentável denominado pelo próprio Governador como “Polo + 30”.

O lançamento do Guia de Investimentos contou com a presença do governador Jaques Wagner; do presidente do Cofic, Manoel Carnaúba; do superintendente geral do Cofic, Mauro Pereira; do presidente da Assembléia Legislativa, Marcelo Nilo; do secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia; do secretário extraordinário da Indústria Naval e Portuária, Roberto Benjamin; e do prefeito de Camaçari, Luiz Caetano, dentre outras autoridades.

SUPERINTENDÊNCIA DE DESENVOLVIMENTO E COMUNICAÇÃO DO COFIC
71 3634-3404; 9967-6992

(LEIA MAIS)

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440