Dezoito estudantes das escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila foram escolhidos como ganhadores do Prêmio de Educomunicação Digital para Proteção do Anel Florestal, promovido pelo Cofic. A premiação contou com 197 inscritos. Desse total, foram selecionados 75 estudantes que participaram das oficinas de criação coordenadas pela Cipó Comunicação Interativa. Finalmente, a comissão de avaliação revelou os estudantes que mais se destacaram nas três linguagens trabalhadas: Podcast/ Produto de áudio; Vídeo com dispositivos móveis e Fotografia com celular.
“A premiação ampliou a familiarização dos estudantes com as ferramentas digitais e mostrou o quanto é importante a tecnologia no processo de aprendizagem”, resumiu o superintendente de Comunicação do Cofic, Erico Oliveira, durante a cerimônia virtual de divulgação dos resultados, ressaltando o papel dos estudantes no trabalho de conscientização para proteção do Anel Florestal, “área verde que nasceu com o Polo para ser um espaço de segurança entre as unidades industriais e as comunidades do entorno”.
Para o coordenador da Cipó Comunicação Interativa, Nilton Lopes, a premiação foi bem-sucedida em vários aspectos. Primeiro porque serviu de elemento motivador para dezenas de jovens, do 5a ao 9o ano do Ensino Fundamental, alinhados com a defesa ambiental do Anel. Depois, “porque mostrou o potencial criativo que esses meninos e meninas têm quando recebem o incentivo adequado”.
Representando as secretarias de Educação dos dois municípios envolvidos, Cleriston Delgado (Dias d`Ávila) e Maria de Fátima Cardoso (Camaçari), fizeram questão de parabenizar o Cofic pela iniciativa. “O Cofic é um parceiro que tem nos ajudado na construção de uma educação cada vez melhor”, destacou Delgado, lembrando o envolvimento dos estudantes selecionados para participar das oficinas de criação, possibilitando que se tornassem multiplicadores “no processo de cuidar dessa importante área verde da região que é o Anel Florestal”.
Nesse processo de aprendizagem e criação, as escolas também participaram, na medida em que o Prêmio de Educomunicação Digital possibilitou um engajamento de toda a equipe pedagógica, ampliando o conhecimento e o uso de novas tecnologias e de novas metodologias.
Confira abaixo o número de ganhadores escolhidos por escola e município, pela Comissão de Avaliação:
05 ganhadores na Linguagem de Podcast:
- 01 aluno da Escola Ilay Garcia Ellery (Camaçari)
- 02 alunos da Escola Luis Rogério de Souza (Camaçari)
- 02 alunos da Escola Normélio Moura da Costa (Dias d’Ávila)
09 ganhadores na Linguagem de Fotografia:
- 04 alunos da Escola Anfrisia Santiago (Dias d’Ávila)
- 01 aluno da Escola Laura Folly, (Dias d’Ávila)
- 02 alunos da Escola Nomélio Moura da Costa (Dias d’Ávila)
- 01 aluno da Escola Barra de Pojuca (Camaçari)
- 01 aluno da Escola Luiz Rogério de Souza (Camaçari)
04 ganhadores na Linguagem de Vídeo:
- 01 aluno da Escola Laura Folly de (Dias d’Ávila)
- 01 aluno da Escola Nomélio Moura da Costa (Dias d’Ávila)
- 01 aluno da Escola Carlos Drummond (Dias d’Ávila)
- 01 aluno da Escola Luiz Rogério de Souza (Camaçari)