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Projeto de Vida e Educomunicação mobiliza estudantes de Camaçari e Dias d’Ávila

Com o propósito de contribuir para o fortalecimento das identidades juvenis nas escolas de Camaçari e Dias d’Ávila, o Projeto de Vida e Educomunicação Digital encerrou o ano com 65 estudantes. Depois de participar da formação durante seis meses, eles apresentaram suas peças nas linguagens de vídeo, fotografia e podcasts durante a Mostra de Comunicação, atraindo a atenção de suas famílias, de outros estudantes e da comunidade escolar. O resultado surpreendeu pelo envolvimento de todos e resultados técnicos. O projeto é promovido pelo Cofic, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios, com coordenação da Cipó Comunicação Interativa.

Durante a formação, que incluiu oficinas presenciais e encontros virtuais, a equipe de educomunicação da Cipó conduziu os estudantes para criarem peças de comunicação (vídeo, fotografia e podcast) e ao mesmo tempo refletirem sobre suas identidades juvenis, incluindo os seus direitos e deveres, seu relacionamento com a família, com a escola e com a comunidade, além do reconhecimento de habilidades e competências necessárias para o mundo do trabalho.

“Acredito que a gente conseguiu alcançar todos os objetivos pretendidos. Sendo um projeto piloto, a gente inovou, tendo como foco a temática de projeto de vida, sem perder de vista a nossa metodologia de educomunicação”, afirma Fernanda Colaço, gestora Institucional e coordenadora de Projetos da Cipó, ressaltando o comprometimento dos estudantes, assim como dos professores e gestores das 29 escolas envolvidas.

Segundo ela, o resultado surpreendeu: “Os estudantes foram além da proposta, repercutindo a formação nas suas escolas. Alguns deles, de forma espontânea, criaram podcasts, tratando de assuntos de interesse da escola na perspectiva dos estudantes. É um programa semanal, onde os próprios estudantes vão construindo suas pautas, fazendo todo o processo de produção de depoimentos e organizando o podcast”. Outro exemplo, conta ela, foi a iniciativa de alguns estudantes de criarem redes sociais para suas escolas, uma vez que elas não tinham perfil na internet para comunicação com sua comunidade escolar. “Na medida que os estudantes se apropriam das formações, seja no âmbito do projeto de vida, seja no âmbito das linguagens de comunicação, eles vão conseguindo fazer essas conexões e reverberações junto às suas escolas”, explica.

Os resultados deste primeiro ano do Projeto de Vida e Educomunicação Digital 2024 foram apresentados durante a Mostra de Comunicação no final de novembro. Os temas contemplaram as seis dimensões do projeto, incluindo as identidades juvenis, a relação com a família, com a comunidade, com a escola, a questão dos seus direitos e o mundo do trabalho, mas também abordaram outras temáticas, como o Setembro Amarelo e Outubro Lilás (saúde mental e o enfrentamento sobre a questão do suicídio) e a violência contra a mulher.

O impacto da Mostra de Comunicação foi além do ambiente escolar e contou com a participação das famílias. Fernanda Colaço informa que, em Camaçari, “as famílias dos estudantes compareceram em peso, o que foi muito afetivo e mostrou o quanto elas apoiaram o trabalho”. Em Dias d’Ávila, ela ressalta “o impacto dentro da comunidade da Escola Anfrísia Santiago, com a participação das famílias e o envolvimento de todos os estudantes da escola”.

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