As empresas associadas ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) estão comprometidas com a sustentabilidade e a transparência no monitoramento de suas emissões de carbono, o que pode ser observado através das práticas de gestão sustentáveis e também pelo reconhecimento público, como o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol. A Bracell e a Ultracargo receberam a certificação pelo segundo ano consecutivo em função da excelência na mensuração e gerenciamento de suas emissões de gases de efeito estufa. A Braskem, que já recebeu o selo por mais de 10 anos, assumiu reduzir suas emissões em 15% até 2030 e atingir a neutralidade de carbono até 2050.
O Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol é uma certificação que representa o mais alto nível de excelência na elaboração de inventários de emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE). O Programa foi desenvolvido pelo Centro de Estudos em Sustentabilidade da Fundação Getúlio Vargas (FGVces) e pelo World Resources Institute (WRI), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, o Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), o World Business Council for Sustainable Development (WBSCD) e 27 empresas fundadoras.
A Bracell credita a obtenção deste selo à colaboração de diversas áreas da empresa, incluindo as operações de São Paulo, Bahia e Mato Grosso do Sul. “A integração entre as equipes foi essencial para garantir a qualidade das informações reportadas. Sermos reconhecidos, pela segunda vez consecutiva, com o Selo Ouro comprova nosso compromisso com a transparência nos reportes de sustentabilidade”, afirma Amanda Lemos, especialista de Sustentabilidade da Bracell.
A Ultracargo informa que “a conquista deste selo reflete o compromisso contínuo da companhia com práticas sustentáveis e o desenvolvimento das comunidades no entorno, contribuindo para a construção de um mundo mais resiliente para as próximas gerações", ressaltando que “em um cenário global marcado por desafios cada vez maiores relacionados às mudanças climáticas e a descarbonização, a Ultracargo se mantém na vanguarda de iniciativas que promovem um equilíbrio entre crescimento econômico e responsabilidade ambiental e social”.
A Braskem, por sua vez, deixa claro que “este reconhecimento destaca a dedicação da Braskem a práticas sustentáveis ??e seus esforços para mitigar as mudanças climáticas”. As informações e os inventários das empresas estão disponíveis para conhecimento público no site do Programa Brasileiro GHG Protocol. O objetivo desse programa é fomentar a cultura corporativa de inventários de emissões no Brasil, promovendo uma agenda de enfrentamento às mudanças climáticas nas organizações.