A unidade da Votorantim Cimentos no Polo de Camaçari, considerada uma das mais modernas fábricas de argamassas do grupo no país, passou a fornecer produtos com secagem mais rápida, aplicação em novas dimensões de pisos e revestimentos, prazo de validade estendido, além de uma embalagem mais sustentável, por meio do lançamento da nova sacaria em papel 100% reciclável. A embalagem agora pode ser usada na betoneira, durante o preparo do concreto, integrando-se ao produto final para ser utilizado no canteiro de obras.
“A inovação está alinhada aos Compromissos de Sustentabilidade 2030 da Votorantim Cimentos. A companhia busca pavimentar o futuro da construção civil com uma abordagem simples, rápida e sustentável, impulsionando a indústria em direção a tecnologias limpas e a processos cada vez mais alinhados à preservação dos recursos naturais”, afirma Carlos Flores, gerente geral de Argamassa da empresa.
Segundo ele, a nova embalagem, produzida a partir de fontes renováveis, foi desenvolvida pela Klabin, maior produtora e exportadora de papéis para embalagens do Brasil, e reduz o plástico em sua composição, além de garantir qualidade e durabilidade do produto por mais tempo. “A sacaria proporciona uma barreira de proteção que impede o contato do conteúdo interno com a umidade do ar, garantindo a integridade e qualidade de materiais higroscópicos como as argamassas por mais tempo. Com isso, o produto teve seu prazo de validade aumentado de seis para 12 meses”, diz.
Em operação desde 2015, a fábrica da Votorantim Cimentos em Camaçari tem como foco o atendimento do mercado varejo e imobiliário da região Nordeste. A unidade possui uma planta de alta tecnologia e conta com sistemas robotizados que garantem a segurança dos empregados, alta qualidade de produto e alinhamento com as políticas ambientais da empresa.
Atualmente, a fábrica de Camaçari fabrica duas linhas de produto:
- Votomassa: argamassas colantes utilizadas em revestimentos cerâmicos, porcelanatos, blocos de vidro, mármore, granito, entre outros;
- Matrix: argamassas básicas indicadas para revestimento de tetos e paredes de alvenaria, em áreas internas e externas, e assentamento de blocos de alvenaria de vedação.