A Kimberly-Clark, empresa da terceira geração da indústria petroquímica no Polo de Camaçari, assinou protocolo de intenções com o Governo da Bahia para modernizar sua fábrica, instalada no complexo baiano desde 2013. O projeto, firmado em parceria com o governador Jerônimo Rodrigues e representantes das Secretarias de Desenvolvimento Econômico (SDE) e da Fazenda (Sefaz), tem como objetivo ampliar a capacidade produtiva da unidade, que fabrica fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal a partir dos polímeros superabsorventes fornecidos pela Basf. A empresa já investiu mais de R$ 400 milhões nos últimos 11 anos na fábrica de Camaçari.
O protocolo firmado prevê incentivos fiscais do Governo do Estado, como crédito presumido de Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e diferimento de impostos sobre operações internas e importações, essenciais para viabilizar o projeto e atrair novos investimentos para a Bahia. Além disso, o acordo presume a aquisição de maquinários mais modernos e eficientes, com uma ampliação significativa da planta, incluindo novas linhas de produção. A medida busca fortalecer a competitividade da Kimberly-Clark, tanto no mercado brasileiro quanto global.
De acordo com o secretário estadual da Fazenda, Manoel Vitório, os incentivos fiscais para a modernização da fábrica da Kimberly-Clark fazem parte do processo de reindustrialização que a Bahia está vivenciando. “A Bahia está se inserindo, de forma definitiva, nesse processo, com novos investimentos que ampliam a capacidade produtiva e geram empregos especializados. A vinda de empresas como a BYD, que trazem alta tecnologia, reforça ainda mais esse movimento. O governo está comprometido em apoiar a qualificação da mão de obra local, contribuindo para o fortalecimento da economia do estado”, afirmou.
Sobre a Kimberly-Clark
A Kimberly-Clark Brasil, responsável por marcas como Huggies, Kleenex e Kotex, está presente no país desde 1996 e registrou faturamento de R$ 976 milhões em 2023. A fábrica de Camaçari é uma das 71 no mundo e sua produção atende prioritariamente o Nordeste do país. Com a modernização da fábrica na Bahia, a empresa reafirma o compromisso com a inovação, a geração de empregos, a sustentabilidade e o desenvolvimento econômico local.