Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Cursos de especialização da UFBA vão atender aos profissionais da indústria

A Universidade Federal da Bahia (Ufba) lança dois novos cursos de especialização para profissionais da indústria na área de engenharia e afins: Automação de Processos 4.0 e Hidrogênio Verde. As duas pós-graduações trazem na pauta temas essenciais para a atualização dos profissionais do Polo de Camaçari, como a transformação digital e a inteligência artificial nos processos industriais, além da economia do futuro com o hidrogênio verde. As aulas devem começar em agosto e acontecerão de formas presencial e online. O corpo docente conta também com professores oriundos das empresas do Polo, como Acelen e Braskem.

“Esses cursos lato sensu são iniciativas do Programa de Pós-graduação em Engenharia Industrial - PEI - para atender demandas atuais do mercado, em particular, os profissionais atuantes no Polo Industrial de Camaçari”, afirma o professor e doutor Márcio Martins, coordenador do PEI. Segundo ele, “a oferta dos cursos ratifica a intensa preocupação dos docentes do PEI em estarem conectados com os temas emergentes da sociedade, como agenda climática, transformação digital e transição energética”. Os interessados podem obter mais informações e fazer suas pré-inscrições diretamente no site do PEI

Indústria do hidrogênio verde

O Curso de Hidrogênio Verde, especificamente, vem atender a uma demanda que está só começando. “Estima-se que a demanda por hidrogênio aumentará em aproximadamente seis vezes até 2050. Um estudo recente da GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit) apontou o crescente mercado de H2 e a necessidade de capacitação de profissionais para atuarem no Mercado do Hidrogênio. A União Europeia estima a criação de 5,4 milhões de novos empregos até 2050 voltados para a produção de hidrogênio”, afirma a professora e doutora Karen Pontes, coordenadora do Curso de Especialização em Hidrogênio Verde.

Ela explica que “o hidrogênio verde é visto como o combustível do futuro por ser um vetor energético de baixo carbono. O Brasil, e particularmente a Bahia, poderão se tornar players importantíssimos no mercado, tendo em vista as favoráveis condições para geração de energia renovável como solar, eólica e biomassa, associada à disponibilidade hídrica. A Bahia concentra o maior hub econômico do Nordeste, atualmente com o complexo industrial de Camaçari, o distrito industrial de Aratu, a segunda maior refinaria do país, que podem subsidiar a instalação de novos negócios na área de H2V”.

De acordo com Karen Pontes, “devido ao tamanho do mercado e do desenvolvimento de uma economia hidrogênio verde ser um processo global, e dada as condições favoráveis apresentadas pelo Estado da Bahia, diversos investimentos já estão sendo confirmados no Estado. Além da geração de novos empregos, o Mercado do Hidrogênio demandará profissionais qualificados com uma visão sistêmica sobre a cadeia do hidrogênio verde. Os novos profissionais deverão ter habilidades em diversos aspectos, que permeiam desde a fabricação de sistemas de produção de hidrogênio até a produção, armazenamento, distribuição, uso do hidrogênio verde, regulação e gestão. O conteúdo programático do curso  está perfeitamente alinhado com essas demandas de qualificação e com as políticas do Estado, permitindo a capacitação de recursos humanos para atuar na Indústria do Hidrogênio”.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440