Um grupo de estudantes do curso de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia visitou o Complexo Acrílico da Basf e a Unidade Q1 da Braskem, no Polo de Camaçari, no dia 14 de fevereiro. A ação fez parte da XI Semana de Engenharia Química da universidade e proporcionou aos participantes uma imersão no ambiente industrial. “A visita foi muito proveitosa, pois conseguimos conectar a teoria aprendida em sala de aula com a prática. Vimos de perto o funcionamento de reatores, trocadores de calor e outros equipamentos. Para quem é apaixonado por engenharia química, como eu, foi uma experiência incrível”, disse o estudante Daniel Almeida após visita à Basf.
A visita foi precedida por uma roda de conversa com o diretor Industrial da Braskem na Bahia, Carlos Alfano, na abertura da Semana de Engenharia Química. “Foi um prazer compartilhar com estes futuros colegas de profissão um pouco da prática do dia a dia da indústria. Eu espero que, com essa visita, eles possam ter tido uma boa percepção do que é a indústria química e petroquímica, como ela funciona e saiam estimulados a seguir carreira no setor”, ressaltou Alfano. Durante a visita à Braskem, os estudantes conheceram de perto as instalações da unidade, os procedimentos operacionais e as principais práticas de segurança adotadas na indústria. Além disso, tiveram a oportunidade de dialogar com engenheiros e técnicos da empresa, que compartilharam experiências e esclareceram dúvidas sobre o funcionamento da planta e os desafios da indústria química.
Na Basf, a visita foi dividida em duas etapas. Na primeira, engenheiros da companhia apresentaram os processos industriais relacionados à fabricação de SAP (polímero superabsorvente), amplamente utilizado em produtos como fraldas e absorventes, além de monômeros, matéria-prima essencial para a produção de resinas utilizadas em tintas e adesivos. Na segunda etapa, os estudantes percorreram o “Caminho Seguro”, um trajeto projetado para conectar, com segurança, a área administrativa às instalações industriais. Durante esse percurso, os participantes tiveram a oportunidade de observar as plantas industriais e visitar as salas de controle. “Trazer jovens para mais perto das operações industriais oferece uma visão detalhada dos processos químicos realizados em uma fábrica. Essa aproximação é fundamental para engajá-los e ampliar suas perspectivas de atuação no setor”, destacou Ana Victoria Borges, analista de Projetos Jr.
A Semana de Engenharia Química da Universidade Federal da Bahia é um dos principais eventos acadêmicos do curso, promovendo a interação entre universidade e indústria. A edição deste ano contou com uma programação diversificada, incluindo minicursos, palestras, visitas técnicas e debates sobre temas relevantes para a formação dos futuros profissionais do setor.