Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Dow Aratu reforça o compromisso de combate ao racismo estrutural e pela inclusão de pessoas negras

Comprometida com o combate ao racismo e com a inclusão de pessoas negras no mercado de trabalho, a Dow é a nova associada do Movimento pela Equidade Racial (Mover), que conta com 47 grandes empresas e que tem como metas gerar 10 mil posições de liderança para pessoas negras e oportunidades para 3 milhões de pessoas até 2030. Na Bahia, a Dow em Aratu (com 198 empregados, sendo 57% deles pretos e pardos) está alinhada ao compromisso global com iniciativas focadas no combate ao racismo estrutural.

“Como uma ação de reparação urgente, trago como exemplo o programa de trainee Potências Negras da Dow, que visa oferecer mais oportunidades de trabalho para profissionais negros, em diferentes setores e em funções especialistas, como forma de gerar uma transformação real na cultura organizacional e garantir a inclusão e igualdade de oportunidades profissionais para todos”, afirma Roberto Aragão, focal point do GAAN na Dow em Aratu. O GAAN (Global African Affinity Group) é o grupo de afinidade para discutir e propor iniciativas para a inclusão racial na empresa e nas comunidades.

Segundo Roberto Aragão, “inclusão racial é uma causa de todos nós, e a Dow, como uma empresa que está preocupada com as desigualdades étnico-raciais existentes na nossa sociedade, vem fazendo um trabalho de conscientização dentro e fora da organização em relação a necessidade urgente de mudarmos essa realidade”. Como resultado das ações desenvolvidas na Bahia, a Dow recebeu, em 2022, pelo sétimo ano consecutivo, o Selo da Diversidade Étnico-Racial concedido pela Prefeitura Municipal de Salvador.

Entre as iniciativas de inclusão racial na comunidade, está o Projeto Oguntec, patrocinado pela empresa desde 2017 e realizado em parceria com o Instituto Cultural Steve Biko. O objetivo é reduzir a lacuna existente de estudantes pretos e pardos em carreiras STEM. O projeto desenvolve oficinas e seminários sobre empreendedorismo e ciências para alunos da Escola Estadual Edgard Santos, no bairro do Garcia, em Salvador. Os estudantes são desafiados a terem ideias inovadoras para lidar com questões socioambientais, como a disposição do lixo, saneamento e energia elétrica e, no encerramento do curso, desenvolvem soluções práticas para os desafios enfrentados pela comunidade onde vivem.

O Edital de Responsabilidade Social da Dow, desenvolvido desde 2020, tem como foco a “Inclusão da população negra ou parda” como uma das três categorias na busca por projetos que visem impactar as comunidades do entorno da empresa. Em 2021-2022, o projeto contemplado foi o “Se Conectando ao Futuro”, da ONG Aldeias Infantis SOS Brasil – Bahia, beneficiando adolescentes de Candeias, entre 15 a 17 anos, e em situação de vulnerabilidade social. O projeto propôs encontros semanais, abordando temas como ética, habilidades sócioemocionais, operações matemáticas, vícios de linguagem e escrita.

A Casa Mulher com a Palavra é outro projeto que a Dow passou a apoiar em 2023, via Lei de Incentivo à Cultura. Trata-se de um espaço voltado para a programação cultural gratuita e ocupado exclusivamente por mulheres, em sua maioria, negras. Espaço para a realização de pocket shows, exposições, lançamento de livros, workshops e incentivo ao empreendedorismo.

O novo projeto com patrocínio da Dow é a Biblioteca de Los Sueños, com realização da CEC Brasil, que será inaugurada, em Salvador, em uma comunidade majoritariamente negra, dentro de um espaço concedido para a Biblioteca, por representantes da religião de matriz africana, umbanda, que já possuem projetos voltados para educação de crianças com princípios de ensino da cultura ancestral. O local será um espaço de convivência e leitura, com acervo de títulos de autores em sua maioria pretos e pardos, em língua portuguesa, espanhola e bilíngues, além de títulos da literatura local, mundial e sobre sustentabilidade, promovendo o acesso à leitura ao mesmo tempo em que une culturas e ideias.

Vale registrar ainda a mentoria para universitários negros, projeto da Secretária da Reparação da Prefeitura de Salvador, oferecido para as empresas que possuem o Selo da Diversidade Étnico-Racial. Tem o intuito de conectar profissionais de grandes empresas com estudantes universitários negros, através de encontros quinzenais para troca de experiências e orientação de carreira por meio de mentoria online. Dessa forma, desenvolve a confiança nos novos profissionais, cria networking e apresenta novas perspectivas do mundo organizacional.

Dow na Bahia

Presente na Bahia há mais de 40 anos, a Dow (empresa associada ao Cofic) opera no Complexo Industrial de Aratu, único na América Latina a produzir óxido de propeno e propileno glicóis. A operação de sal-gema, em Matarandiba, está interligada à fábrica de Aratu, formando um complexo com três unidades operacionais: as fábricas de cloro-soda, óxido de propeno e propilenoglicol, além de um terminal marítimo, que movimenta navios de cargas para os mercados brasileiro, dos Estados Unidos, Ásia, Europa e demais países da América Latina. Os produtos manufaturados em Aratu são indispensáveis para as indústrias de colchões, eletrodomésticos, construção, tintas, farmacêutica, higiene pessoal, cosméticos e aditivos alimentares, entre outras áreas.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440