Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Empresas do Polo patrocinam projeto de geração de renda na comunidade

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), junto com a Basf, Braskem, Bayer e Elekeiroz, patrocina, pelo segundo ano consecutivo, o projeto Miniempresa na Comunidade, com foco no empreendedorismo local e geração de renda para comunidades em situação de vulnerabilidade social. Coordenado pela Junior Achievement Bahia (JA Bahia), o projeto vai atender a Associação Três Marias, em Dias d’Ávila, que atua no protagonismo de mulheres, ofertando cursos de formação profissional, como estética, design de sobrancelhas, manicure, cuidadora de idosos, entre outros. Na primeira edição, em 2022, o projeto teve como beneficiária direta a Associação de Rendeiras de Dias d'Ávila - Rendavan (foto).

Além das mulheres beneficiárias da instituição, serão atendidos também Jovens do Ensino Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e os moradores do bairro Genaro e entornos. O projeto Miniempresa na Comunidade começou no dia 2 de agosto e segue até o mês de novembro, com aplicação do projeto, feira de exposições, certificação das miniempresas e apresentação dos resultados.

“Consideramos o projeto Miniempresa na Comunidade como de alta relevância justamente por incentivar os microempreendedores da região. Em 2023, segundo ano em que o projeto acontece, temos expectativas similares aos resultados que obtivemos no ano passado, impactando positivamente a comunidade e todos que estão envolvidos nessa realização. Para o futuro, esperamos contribuir com o propósito de assegurar a manutenção do Miniempresa, incluindo comunidades também de Camaçari”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic. Ele pontua que o apoio ao projeto faz parte da estratégia da Comissão de Comunicação e Responsabilidade Social do Cofic de implementar ações voltadas para a geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari.

O Miniempresa na Comunidade tem como objetivo capacitar os beneficiários para criar e administrar seus negócios, com produtos estruturados e potencial para gerar renda para os moradores. “Os beneficiários irão aprender a criar sua própria empresa a partir do zero, por meio de mais de 50 horas de atividades presenciais. Serão apresentados todos os conceitos de empreendedorismo e livre iniciativa, envolvendo RH, finanças, produção, marketing e vendas”, afirma Tainã Neves, gerente executiva da Junior Achievement Bahia (JA Bahia). Ela explica que “a equipe que forma a Miniempresa coloca a mão na massa e cria seus próprios produtos, fazendo relatórios e passando por toda a experiência de como ter um empreendimento verdadeiro”.

Com as soluções desenvolvidas, Tainã Neves destaca que os beneficiários podem obter lucro por meio da venda dos produtos; dominar as ferramentas e metodologias para aplicar em seu negócio; produzir e vender dentro da sua comunidade, movimentando a economia local; criar um negócio com as ferramentas e metodologias aprendidas; diminuir a dependência das comunidades externas em empregos, alimentação, artesanato, entre outros.

Segundo a gerente executiva da JA Bahia, trata-se de uma ação em que todos saem ganhando. "Mentores e voluntários tornam-se agentes de mudança, sendo estimulados a adotar valores sociais na sua vida, têm satisfação pessoal pela contribuição com a sociedade e desenvolvem habilidades e competências”, diz, ressaltando que “os beneficiários têm acesso integral ao programa; conteúdo de qualidade e alinhado às tendências do mercado; acompanhamento da Junior Achievement Bahia durante todo o processo, capacitação e ampliação do olhar para novas possibilidades de geração de renda”.

Na primeira edição, em 2022, o projeto Miniempresa na Comunidade contou com patrocínio do Cofic, Basf, Braskem, Bayer e Oxiteno e contribuiu para a certificação de 48 empreendedores e criação de duas miniempresas em Dias d’Avila. A beneficiária direta foi a Associação de Rendeiras de Dias d'Ávila (Rendavan), mas o projeto foi estendido para a participação da comunidade local. As duas miniempresas criadas foram a Art’Encanto, voltada para a produção de artesanato de renda de bilro, e a Art’s Criativa, que recicla caixas de leite para criação de bolsas e outros acessórios.

JA BAHIA

A Junior Achievement Bahia (JA Bahia) atua no Estado há 18 anos, contando com cerca de 90 mil jovens beneficiados, 5 mil voluntários, 470 escolas parceiras e mais de 50 empresas parceiras. Atende prioritariamente alunos do ensino fundamental e médio, com programas de educação financeira, empreendedorismo e preparação do jovem no mercado de trabalho. Para conhecer e participar dos programas, basta acessar o site: jabrasil.org.br/ba e as redes sociais: @jabahia.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440