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Prêmio de Educomunicação Digital mobiliza estudantes de Camaçari e Dias d’Ávila

O Prêmio de Educomunicação Digital 2023 está estimulando estudantes das escolas de Camaçari e Dias d’Ávila, a partir temática “Aluno, Escola, Comunidade”, a desenvolver peças de comunicação (Podcast, Vídeo e Fotografia com celular), dentre outras ferramentas de Educomunicação que facilitem suas atividades escolares e socioeducativas. Do total de 340 estudantes que participaram da primeira fase, 105 foram classificados para a etapa final da premiação e vão participar de mentorias e mostras qualificatórias nos meses de setembro e outubro. A premiação é uma iniciativa das empresas do Polo, por meio do Cofic, em parceria com as secretarias de Educação dos dois municípios, conduzida pela Cipó Comunicação Interativa.

Os 105 estudantes classificados para a etapa final da premiação representam 10 escolas, sendo cinco de Camaçari (Amélia Rodrigues, Ilay Garcia, Lídia Coelho, Luis Rogério e Parque Verde) e cinco de Dias d’Åvila (Altair da Costa, Anísio Teixeira, Laura Folly, Normélio Moura e Pe Torrend). Além das mentorias, os estudantes apresentarão uma prévia de suas criações nas mostras qualificatórias. No total, são 52 alunos participando na linguagem de Fotografia com celular, 27 na de Podcast e 26 na de Vídeo. Dos classificados, 10 serão premiados. O evento final está marcado para o dia 30 de novembro.

“O prêmio amplia o conhecimento dos estudantes sobre as novas tecnologias, sobre as linguagens de comunicação e provoca uma reflexão crítica sobre a sua realidade formativa a partir do tema proposto, podendo, assim, através das linguagens de comunicação, expressar suas ideias, opinião e propor estratégias de maior interação entre esses sujeitos e espaços”, afirma Fernanda Colaço, professora, arte educadora, mestre e doutora em Artes Cênicas, membro do Comitê Gestor da Cipó Comunicação Interativa e coordenadora de projetos.

Parceria fortalece a educação pública

Para Fernanda, “é importante reiterar a importância da parceria de uma entidade privada, como o Cofic, junto com a Secretaria de Educação e uma organização da sociedade civil, que é a Cipó, numa iniciativa de desenvolver um processo formativo que tem por objetivo o aprimoramento das habilidades dos alunos na utilização de ferramentas digitais, envolvendo também os professores nesse processo. É conjunto de atividades que tem como culminância a premiação para os estudantes na área de educomunicação. Esse tripé de parceria só tem a fortalecer a qualidade da educação pública, evidenciando as diferentes estratégias que possam contribuir para a qualidade da educação”.

Segundo ela, “outro ponto importante a destacar é o desenho, a estratégia de articular diferentes escolas públicas da Região Metropolitana de Salvador, tendo como proposta um processo formativo que traz a metodologia de educomunicação, envolvendo as linguagens de comunicação, como fotografia, vídeo e podcast. Isso se integra muito ao interesse dessa juventude, que é altamente conectada com as novas tecnologias, de poder se expressar. O Prêmio é só a consequência de toda uma formação na qual esse adolescente, uma vez interessado no processo formativo, amadurece sua participação, primeiro quanto à ideia do tema, depois apropriando-se da linguagem por meio da qual vai elaborar a sua peça de comunicação”.

Colaço ressalta ainda que o tema Aluno, Escola e Comunidade “é de fundamental importância para esses estudantes poderem fazer diferentes reflexões, seja na perspectiva crítica, mais próxima à realidade da juventude, seja pela contribuição para uma relação formativa para a vida por meio da escola”.

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