Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Miniempresa na Comunidade incentiva empreendedorismo com certificação de 40 mulheres

A 2ª edição do Projeto Miniempresa na Comunidade encerrou suas atividades com a certificação de 40 mulheres e a criação de quatro miniempresas vinculadas à Associação Três Marias, no município de Dias d’Ávila. O treinamento teve como objetivo simular a criação de uma empresa, mostrando, em tempo real, todo o conceito e como funciona na prática. Conduzido pela organização Junior Achievement - JA Bahia, esta é mais uma realização do Cofic, por meio da sua Comissão de Responsabilidade Social, com patrocínio da Basf, Braskem, Bayer e Elekeiroz.

“O Miniempresa na Comunidade amplia e fortalece o propósito das empresas associadas ao Cofic em promover, de maneira sustentável, alternativas de geração de renda nas comunidades vizinhas ao Polo de Camaçari”, afirma Érico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic.

As quatro miniempresas criadas mostram, com seus produtos, o potencial do empreendedorismo na comunidade: Éden (puffs decorativos com materiais recicláveis), Papelaria Criativa (embalagens para presentes confeccionadas com materiais recicláveis), Eco Solution (objetos decorativos com enfeites e garrafas de vidro reutilizadas) e Soma (luminárias feitas com madeiras reaproveitadas).

“Agradeço muito por essa capacitação. A Associação Três Marias é um lugar de capacitar e empoderar as mulheres e, junto com o Miniempresa, a gente pôde ver o crescimento e fomentar o trabalho dessas meninas, que desenvolveram um excelente trabalho”, ressalta Linalva Araújo, gestora da Associação Três Marias.

Novos negócios

O treinamento de 15 semanas contribuiu para as mulheres investirem no seu próprio negócio. “O curso me permitiu conhecer uma parte de mim, que eu já tinha o dom e não sabia, de ser empreendedora. Eu já trabalho na área há 15 anos e, agora, aos 30, sou muito grata por conseguir abrir meu próprio negócio, que era um sonho de infância. O Miniempresa foi um incentivo enorme para melhorar minha vida”, conta Sílvia Santana.

“Eu adquiri muitas experiências no curso e hoje posso contemplar meus sonhos. Passei muitos anos trabalhando na área da beleza para outras pessoas, e, graças ao Miniempresa, estou abrindo meu próprio estúdio, conta Erika Lima.

Projetos sustentáveis

Para as empresas, um dos diferenciais desse projeto é a sustentabilidade. “O projeto visa estabelecer miniempresas fundamentadas em práticas de sustentabilidade e economia circular, otimizando os processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem. Isso é alcançado por meio da priorização de insumos recicláveis, o que, por sua vez, reduz a geração de resíduos ao meio ambiente”, afirma Alline Silva, líder da Unidade Bayer em Camaçari, ressaltando que “essa iniciativa se destaca por elevar a autoestima de 40 mulheres diretamente beneficiadas, ao mesmo tempo em que desenvolve suas competências empreendedoras, impulsionando a geração de renda e promovendo a autonomia financeira, impactando positivamente diversos aspectos de suas vidas e de suas famílias”.

Na Basf, “estamos muito felizes em poder contribuir com a formação de novas empreendedoras que estão buscando desenvolver modelos de negócio mais sustentáveis. Em um mundo onde os recursos naturais são limitados e os impactos ambientais são cada vez mais evidentes, estimular essa visão socioambiental agrega não apenas às demandas de consumidores mais conscientes, mas também gera oportunidades de negócios que solucionam positivamente desafios da sociedade atual”, afirma Tânia Oberding, diretora Industrial do Complexo Acrílico da Basf.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440