Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Práticas sustentáveis de indústrias do Polo de Camaçari são premiadas pela Fieb

Empresas do Polo Industrial de Camaçari conquistam o Prêmio Fieb Indústria Baiana Sustentável 2023. A Acelen, controladora da Refinaria de Mataripe que fornece matérias primas ao Polo, a Bracell e a Tronox, todas elas associadas ao Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic, foram premiadas por suas práticas e tecnologias focadas na sustentabilidade e responsabilidade socioambiental. No total, 94 projetos concorreram à 14ª edição da premiação, cujo “objetivo é destacar as iniciativas do setor industrial que contribuem para o avanço do desenvolvimento sustentável da Bahia”, afirma Carlos Henrique Passos, presidente da Federação das Indústrias da Bahia (Fieb).

A Bracell levou o 1º lugar na categoria Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental com o projeto Polinizadores: da criação de abelhas ao empoderamento de negócios quilombolas. Desde 2021, mais de 1500 pessoas foram beneficiadas pelo projeto, que criou dois núcleos de produção de abelhas rainhas e dois núcleos de produção de cera de abelha, gerando mais de R$ 1 milhão em renda para os apicultores participantes nos municípios baianos de Alagoinhas, Entre Rios, Esplanada, Inhambupe, Conde e Jandaíra.

“Esse prêmio honra o trabalho desenvolvido em parceria com a liderança quilombola Janete, que junto com outras jovens mulheres. produz mel e agora outros produtos, como biscoito e até uma cerveja à base de mel”, disse Milena Oliveira, especialista em Responsabilidade Social da Bracell. Ela acrescenta que, com este novo ciclo do projeto, “vamos incentivar a inserção de mulheres na atividade da meliponicultura, por meio de formação técnica e doação de caixas de abelha sem ferrão”.

A Acelen conquistou o 1º lugar na modalidade Tecnologias Sustentáveis com o Projeto de Eficiência Energética da Refinaria de Mataripe. O resultado maximiza a competitividade e reduz emissões de CO2. Houve redução de 7% no consumo de energia em comparação a 2021, além da redução de 273 mil toneladas de CO2 no primeiro ano de gestão, o equivalente a plantar 22 mil hectares de árvores ou 1.200 estádios do tamanho do Maracanã.

“O Prêmio Fieb Bahia é muito importante, pois reconhece e dá visibilidade aos projetos que contribuem com o desenvolvimento sustentável e que impactam positivamente no meio ambiente e na vida das pessoas”, ressaltou Marcelo Lyra, vice-presidente de Relações Institucionais, de Comunicação e ESG da Acelen.

A empresa também conquistou o 2º lugar na modalidade Práticas de Gestão Sustentável e Responsabilidade Socioambiental com o projeto Acelen Acender - o primeiro centro de excelência em educação do país no mercado de refino privado, com mais de 184 Treinamentos EAD para o público interno e materiais didáticos para 10 cursos distintos da formação de operadores. Por meio do projeto, a empresa conseguiu oferecer formação para mais de 500 pessoas.

A Tronox, por sua vez, conquistou o 2º lugar na modalidade Tecnologias Sustentáveis com um projeto de economia circular que transforma o resíduo do minério não reagido em um subproduto: Uso do minério não reagido na construção civil, produzindo um concreto fotocatalítico - um exemplo da economia circular como fonte de agregação de valor.

“O case premiado contribui para a economia circular ao aplicar o Minério Não Reagido (MNR) no processo produtivo do pigmento de Dióxdo de Titânio em duas grandes rotas da indústria da construção civil: como aditivo para argamassa e matéria prima para a fabricação de cimento”, observa Mário André Bernardo, gerente de Saúde, Segurança, Meio Ambiente e Qualidade da Tronox no Brasil.  

A Fieb informa que todos os projetos inscritos na edição de 2023 estarão reunidos em uma publicação, que estará disponível, em breve, no portal www.fieb.org.br

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440