Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

BMD Têxteis aposta na inovação para garantir competitividade no mercado

Presente no Polo de Camaçari desde o ano 2000, a BMD Texteis vem se posicionando no mercado por seus investimentos em inovação. No ano passado, 22% da receita total foi resultado de novos produtos. Com capacidade de produção de 12 mil toneladas/ano, a empresa produz tecidos sintéticos, geossintéticos, geogrelas e geomembranas para diversos setores: agronegócio, construção civil, decoração, esporte, lazer, mineração, varejo, industrial e automotivo. “A inovação para a BMD é uma questão de sobrevivência”, afirma Silvani Sousa, coordenadora de Pesquisa & Desenvolvimento da BMD, nesta entrevista exclusiva para o Polonotícias.

O que representa a inovação para a BMD?

Silvani Sousa - A inovação para BMD é uma questão de sobrevivência. Diante da tendência mundial de forte concentração da atividade têxtil mundial na Ásia, competir e sobreviver fora desse eixo tem sido um grande desafio. O crescimento contínuo e sustentável, alinhado às novas tecnologias e tendências, reduz custos, aumenta a produtividade, otimiza processos, melhora o relacionamento com os clientes, mantém a empresa viva e em movimento. A Inovação é o que nos mantêm competitivos no mercado.

É verdade que 20% do faturamento da BMD vem da inovação?

SS - Sim. A introdução da inovação contribuiu significativamente para a receita mensal, conforme demonstrado pelo nosso indicador Índice de Contribuição. Nossos novos produtos têm desempenhado um papel vital no crescimento financeiro da empresa, com uma meta de 20% da receita total. Em 2023 superamos essa meta, fechando com impressionantes 22%.

Quais os principais mercados?

SS - A empresa apresenta atuação em diversos setores do mercado. No agronegócio, a BMD provê soluções para áreas como agricultura, avicultura, suinocultura e aquicultura, tanto no Brasil quanto no exterior. No ramo da decoração, suas telas modernas e coloridas transformam ambientes comerciais e residenciais. No setor de construção, a empresa apresenta soluções de engenharia inovadoras, avançadas e ambientalmente sustentáveis. Além disso, a empresa fornece telas de alta resistência para o segmento de esporte e lazer, e atua também nos setores de mineração, varejo, industrial e automotivo

Quantos empregados a BMD têm no Polo de Camaçari?

SS - A empresa tem o orgulho de contar com uma equipe de 111 profissionais altamente engajados e focados, que valorizam a inovação e o aprendizado contínuo. Cada membro desempenha um papel fundamental na busca pela excelência.

A BMD conquistou em janeiro a certificação ISO 14001 (Gestão Ambiental). Qual a próxima certificação?

SS - Sim, somos certificados na ISO 14.001:2015 (Sistema de Gestão Ambiental - SGA). Nosso próximo objetivo, a ser alcançado ainda em 2024, é a ISO 45001:2018 (Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional - SSO). Além disso, a BMD foi finalista no Prêmio Nacional de Inovação 2023 e venceu duas edições anteriores na categoria Gestão da Inovação. Em 2017, fomos agraciados com o prêmio na categoria "Gestão da Inovação". Em 2019, recebemos o prêmio na categoria "Inovação em Processos". E, em 2023, fomos finalistas em Inovação para Sustentabilidade e fomos premiados como empresa "Destaque em Saúde e Segurança do Trabalho".

A que atribui essas conquistas?

SS - Ao aperfeiçoamento contínuo dos processos, à capacitação e comprometimento da equipe, resultando em um ambiente de trabalho seguro e saudável e ao suporte da nossa matriz, Grupo Maccaferri.

Explique um pouco o “case” defendido pela empresa no Prêmio Nacional de Inovação em 2023, do qual foi finalista.

SS - Na verdade, nosso foco não se restringe a um único case de sucesso ou solução inovadora. Apresentamos nossas melhores práticas e como elas foram transformadas para gerar melhorias substanciais, promovendo saltos inovadores em nossos negócios.

A iniciativa, intitulada "Cidade Carbono Zero", representou uma colaboração entre a Prefeitura de Salvador, o Senai Cimatec, uma Startup (ofertante) e uma empresa (demandante). Nossa demanda nesse projeto foi o de buscar uma destinação mais nobre para o nosso resíduo (sobras do processo produtivo). Seu principal objetivo consistiu em desenvolver um novo mercado a partir dos resíduos de nossas telas (Bmdnet), promovendo economia de baixo carbono visando alcançar a neutralidade. Além disso, o projeto disponibilizou uma sacola sustentável, que é leve, resistente e esteticamente agradável para o mercado. Um outro ganho significativo do projeto é que, ao longo da vida útil da sacola (produto de longa duração), o seu uso fará com que uma grande quantidade de sacolas plásticos descartáveis sejam consumidas. Portanto, temos um duplo benefício para o meio ambiente.

O que representa este projeto para a BMD?

SS - Este é o início de um movimento significativo para destinar nossos resíduos sem causar danos ao meio ambiente. A BMD está continuamente buscando parcerias para reutilizar nossos resíduos em produtos como solados de sandálias, telhas e outros itens que estão em fase de aprovação.

Qual a política e a meta de sustentabilidade da BMD para os próximos anos?

SS - Estamos profundamente comprometidos em enfrentar os aspectos ambientais, econômicos e sociais de maneira abrangente. A BMD definiu suas prioridades, alinhando-as com quatro ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU). Como parte do projeto do Grupo Maccaferri, a BMD tem investido cada vez mais em Saúde, Segurança e Gestão Ambiental.

A empresa reafirma o seu compromisso palpável com o desenvolvimento sustentável e a busca pela Inovação orientada à Sustentabilidade, nutrindo o mundo de amanhã, harmonizando a vida e a natureza através de soluções inovadoras.

A Sustentabilidade socioambiental é um dos principais eixos que irão nortear ações futuras.

O que mais considera relevante informar sobre a BMD para o Polonotícias?

SS - A BMD não se limita apenas à produção de tecidos técnicos. A empresa oferece soluções de engenharia inovadoras, avançadas e ecologicamente corretas, tanto no Brasil quanto no exterior, demonstrando ao longo dos anos seu compromisso com a segurança, saúde e bem-estar de seus colaboradores e com o meio ambiente. A empresa reafirma seu compromisso tangível com o desenvolvimento sustentável e a busca pela inovação orientada à sustentabilidade, contribuindo para um futuro mais próspero, harmonizando a vida e a natureza por meio de soluções inovadoras.

PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440