O projeto Polo da Gente entregou, no último dia 26 de novembro, a requalificação de seis entidades beneficentes de Camaçari e Dias d’Ávila que atuam no desenvolvimento de ações de relevância comunitária na região. A requalificação aconteceu durante os meses de outubro e novembro e incluiu melhorias estruturais, com serviços de manutenção e pintura, além de aquisição de novos materiais essenciais para os espaços educacionais e sociais. A ação, promovida pelo Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic), em parceria com oito empresas do Polo Industrial - Braskem, Basf, Bayer, Indorama, Bahia Gás, Bracell, Cetrel e SNF - beneficia mais de quatro mil pessoas, entre crianças, adolescentes e suas famílias.
Em Camaçari, foram contempladas com a requalificação de espaços prioritários nas sedes da União das Organizações Sociais e Culturais de Camaçari (UOSCC), Escola Comunitária Recanto das Árvores, Grupo de Acolhimento Fraterno Júnior Ferreira e Escola Creche Nossa Senhora do Amparo. Já em Dias d’Ávila, o projeto promoveu melhorias na Unidade de Acolhimento Kadosh e no Conselho Comunitário de Segurança Pública.
“Com a intervenção e com os materiais adquiridos, há uma melhoria na qualidade do nosso atendimento ao público, que impacta inclusive na questão da geração de renda. A UOSCC, por exemplo, possui um convênio com o Estado para fornecimento de quentinhas a comunidades carentes de Camaçari. Para isso, nós empregamos oito pessoas que produzem as refeições em nossa cozinha. Por falta de equipamentos, não estávamos conseguindo atender à demanda, mas com a intervenção do Polo da Gente, foi possível manter o trabalho”, afirma Antônio Costa, administrador e presidente da UOSCC.
Esta é a primeira edição do Polo da Gente, que tem por objetivo fortalecer e promover o desenvolvimento sustentável nas comunidades vizinhas ao Polo Industrial de Camaçari, por meio de ações que possibilitem a geração de renda e outros impactos positivos e duradouros.
Criado em substituição ao Polo de Cidadania, o Polo da Gente busca promover intervenções, trabalhando os conceitos de sustentabilidade condizente com as abordagens de ESG das empresas do Polo Industrial de Camaçari. “O Polo da Gente é uma ação concreta que mostra como é possível deixarmos um legado de transformações que podem gerar mais iniciativas positivas e sustentáveis para essas comunidades”, ressalta Érico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic.