As obras de construção da fábrica da BYD no Polo de Camaçari, iniciadas em março de 2024, seguem dentro do cronograma estabelecido. A Fábrica 01, destinada à montagem de veículos, já concluiu 80% da fundação e 40% da cobertura e do piso. A operação industrial terá início em janeiro, com duas mil vagas iniciais, que serão ampliadas para 10 mil até o final do ano, confirmou Stella Li, CEO da BYD para as Américas, em visita ao canteiro de obras no dia 2 de dezembro, acompanhada do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e do ministro da Casa Civil, Rui Costa. A fábrica deve iniciar a produção em 2025, com capacidade inicial de 150 mil veículos por ano.
“Estamos orgulhosos do progresso deste complexo, que será um dos mais importantes fora da China. Ele reflete nosso compromisso com tecnologias limpas e sustentáveis”, destacou Stella Li. Após visita ao canteiro de obras no Polo de Camaçari, a CEO da BYD teve um encontro com o presidente Lula em Brasília, onde afirmou que “cumpriu a promessa” feita a ele anteriormente, de produzir no Brasil o primeiro sistema híbrido flex (com motor a eletricidade, gasolina e etanol) da empresa em todo o mundo, projeto que contou com a colaboração de 110 engenheiros chineses e brasileiros. Ela informou também que a BYD está montando um grande centro de pesquisa tecnológica na Bahia.
Tanto na visita às obras no Polo de Camaçari, como no encontro com o presidente Lula, Stela Li reafirmou que a BYD na Bahia “será a maior e mais avançada planta de produção de veículos elétricos do mundo fora da China”, ressaltando a previsão de produção de 150 mil veículos até o final de 2025, chegando a 300 mil por ano ao final de 2026, destinados a abastecer prioritariamente o mercado brasileiro e o sul-americano.
Um dos compromissos da BYD é contribuir diretamente com o desenvolvimento regional, dando prioridade a fornecedores locais. Segundo a companhia, a operação industrial terá início em janeiro de 2025, com 2 mil vagas iniciais. Esse número será ampliado para 3 mil até março, totalizando 10 mil ao final do ano. E as oportunidades de trabalho continuarão crescendo, alcançando a marca estimada de 20 mil trabalhadores no local até o final de 2026. “A BYD está fazendo história em nossa terra, e a Bahia se consolidará como um dos principais centros de inovação e geração de empregos do Brasil”, afirmou o governador Jerônimo Rodrigues durante a visita ao canteiro de obras no Polo de Camaçari.