A Coordenação de Transportes do Plano de Contingência do Polo (PCP) tem um papel relevante na estratégia para a melhorar a mobilidade, com segurança, no Polo de Camaçari. Vinculada ao Cofic e formada por representantes das empresas do complexo, a Coordenação vai dar prioridade este ano aos treinamentos e à melhoria da infraestrutura das vias. Além de traçar planos para eventos estratégicos, como os simulados de emergência, a ideia do grupo é buscar soluções de mobilidade, com foco em ações preventivas para garantir maior segurança e conforto durante os deslocamentos dos trabalhadores.
O desafio para o ano de 2025, segundo o coordenador Bruno Leal Oliveira, “é realizar o simulado em parceria com o time de bloqueio de pistas”. Entre as ações previstas, ele anuncia a realização do “workshop voltado para os representantes das empresas de transporte do Polo; o Simulado Prático de Transporte de Pessoal; ações para prevenir riscos de acidentes nas vias do Polo; melhor comunicação e acompanhamento das obras de melhorias de infraestrutura e funcionamento nas vias do Polo, além de definir junto às empresas a implementação de medidas do Projeto de Disciplinamento dos Estacionamentos das vias do Polo”.
As metas estipuladas para este ano dão continuidade ao trabalho realizado pela Coordenação de Transportes em 2024, como o workshop, no auditório do Cofic, que contou com 120 pessoas, incluindo motoristas e representantes das empresas. Na oportunidade, além do Plano de Contingência do Polo (PCP) para emergências, foram discutidos temas com foco na segurança nas vias do complexo.
Destaque também, no ano passado, para a realização do Simulado Prático de Transporte de Pessoal – PCP com o simulado específico com os ônibus e deslocamento de todos os Pools de transporte para os locais de embarque. Em 2024, a Comissão implementou ainda ações para segurança nas estradas, com apoio da CIPE, e medidas preventivas para evitar acidentes nas rotatórias, em conjunto com a CBN.