Fábrica da Continental em Camaçari conquista prêmio Melhores Empresas para Trabalhar da Revista Você S/A

Desde 1871 a multinacional alemã Continental vem desenvolvendo tecnologias e serviços pioneiros em mobilidade sustentável e conectada para pessoas e seus bens de acordo com cada época. Atualmente, a empresa emprega mais de 243.000 pessoas, em 60 países, oferecendo soluções seguras, eficientes, inteligentes e acessíveis para veículos, máquinas, trânsito e transporte. Cenário que gerou, em 2018, vendas de €44.4 bilhões e que vem ajudando a organização a ser reconhecida como uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil.

Na edição deste ano, a Continental apareceu duas vezes na lista do prêmio promovido pela revista Você S/A, da Editora Abril, em parceria com a Fundação Instituto de Administração (FIA): com a planta de Camaçari, pela quinta vez, e com a ContiTech Brasil, pela primeira vez. Trata-se da pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” (MEPT), que completa 23 anos em 2019 e é considerada a melhor pesquisa de clima organizacional e gestão de pessoas do país, realizada anualmente. Os resultados são publicados no Guia Você S/A.

O estudo avaliou 12 categorias relacionadas às práticas gerais e aos programas de gestão de pessoas das corporações. Na primeira análise, os próprios funcionários respondem a um questionário sobre o clima organizacional da empresa. Na segunda etapa, as companhias recebem a equipe de jornalismo da Você S/A para uma auditoria com os funcionários dos níveis operacionais e gerenciais, além de entrevistas com os profissionais de RH.

“Existe um clima organizacional muito positivo, que é promovido pelos nossos valores. E esse clima gera um sentimento de orgulho por pertencer à família Continental, o qual é possível de se observar no nível de engajamento das pessoas e pela marca registrada dos nossos colaboradores, que é sempre comentada pelos nossos visitantes: o sorriso!”, explica Sérgio Rocha, diretor da planta Camaçari.

Veterana

A planta de Camaçari foi reconhecida no ranking pelo quinto ano consecutivo. Para a gerente de Relações Humanas da Continental, Patrícia Guerreiro, as premiações em sequência “reforçam o trabalho consistente, com foco em excelência”. Porém, a principal preocupação, segundo ela, é manter o padrão dos processos. “A premiação não é a meta; é um instrumento de validação externa que comprova o nosso comprometimento com o bem-estar de toda a empresa”, ressalta. Ela acrescenta como fator indispensável a esse sucesso o conhecimento dos funcionários acerca da estratégia da Continental, pois “eles são muito participativos, e dizem isso nas pesquisas, e têm entendimento da estratégia da empresa, o que aumenta muito o senso de pertencimento e de orgulho”, comenta.

Como funcionária, Patrícia sente-se feliz pela premiação, pois é uma confirmação de que a empresa está na direção certa para que “a satisfação seja realmente verdadeira e sólida”. Como profissional, confessa o orgulho em vestir a camisa. “Saio com o uniforme da Continental na rua e tenho muito orgulho de dizer que trabalho lá. Agora este sentimento aumenta muito mais”.

Patrícia Guerreiro comenta que os programas de RH desenvolvidos pela Continental destacam a cultura da liderança humilde, pois “é um valor da Continental ter liberdade para agir”, destacando que todos os funcionários podem dar feedback para qualquer área, processo ou pessoa, não importando o nível hierárquico, através dos Business Team, a metodologia de gestão diária da Continental, onde o objetivo principal do RH é uma liderança de excelência com o próprio time. Funciona como uma ferramenta da filosofia CBS (Continental Business System), desenvolvido para gerir o empreendimento por meio de mini negócios, dando voz ao colaborador com reuniões diárias para fomentar melhorias e otimizar a cadeia produtiva da Continental.

Outros exemplos são os programas de Gestão de Talentos e o de Flexibilidade, que funcionam em Camaçari. No primeiro, o gestor e o colaborador planejam e avaliam quais competências podem ser desenvolvidas e quais medidas podem ser implementadas, levando em conta o desempenho e o potencial, a cada ano, para favorecer a gestão da carreira atual e futura. Todo processo é realizado por meio de um sistema online, que permite o acompanhamento do crescimento do colaborador e registro das metas alcançadas.

Já no segundo programa, os funcionários têm, de acordo com a natureza de sua função, a opção de ajustar suas jornadas de trabalho para uma maior flexibilidade com compromissos e necessidades individuais. A intenção é respeitar os diferentes estilos de vida e promover um equilíbrio entre vida profissional e pessoal. Para isso, são oferecidas quatro modalidades diferenciadas de jornadas: Trabalho à Distância, Jornada flexível, Período Sabático e Meio Período.

Novata

Pela primeira vez, a divisão ContiTech está entre as vencedoras. Segundo a diretora de RH e Marketing América do Sul, Lidia Mastrogiuseppe, uma das principais atividades que levaram ao prêmio foi a pesquisa de clima organizacional interna, que resultou em um plano de ações para melhorias com os feedbacks construtivos apontados pelos funcionários.

Mas ela diz que outras ações institucionalizadas também contribuem para o bom relacionamento entre a companhia e seus colaboradores, como as comemorações de aniversário de tempo de casa; o Café com Prosa, momento exclusivo para os funcionários conversarem com os membros da diretoria; parceria com escolas de idioma e MBA; e celebrações relacionadas aos quatro valores da multinacional: Paixão por Vencer, Uns pelos Outros, Liberdade para Agir e Confiança.

"Além disso, nos últimos dois anos, a divisão implementou o programa Thank You Week, projeto no qual líderes dedicam uma semana em especial para agradecer seus funcionários envolvendo suas famílias nesse momento de reconhecimento. Outra conquista foi o mapa de carreira operacional, que proporciona a qualificação dos funcionários e a transparência das oportunidades de crescimento operacional dentro da empresa”, completa Lidia.

Para ela, a premiação no Guia VOCÊ S/A como parte da pesquisa “As 150 Melhores Empresas para Você Trabalhar” (MEPT) só foi possível graças aos colaboradores. "Na pesquisa, 90% das respostas dizem que os funcionários sentem orgulho em dizer que trabalham na empresa. Isto é uma das principais coisas que pregamos aqui: orgulho em fazer parte da Família Continental. Essa conquista é do tamanho do nosso sonho", arremata a diretora de RH e Marketing América do Sul.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440