As empresas do Polo Industrial de Camaçari desenvolvem, individualmente, vários programas de proteção ambiental, destacando-se, entre eles:
- Tratamento na fonte dos efluentes líquidos e resíduos sólidos;
- Controle de emissões atmosféricas;
- Redução de perdas de produtos;
- Adoção de tecnologias limpas
O Polo de Camaçari tem na CETREL a principal gestora dos programas coletivos de proteção ao meio ambiente.
Operando nos mais variados campos da engenharia ambiental com equipamentos modernos e avançada tecnologia, a CETREL - desenvolve as seguintes atividades, dentre outras:
- Coleta, tratamento e disposição final dos efluentes líquidos e resíduos sólidos do Polo.
- Monitoramento contínuo do ar, das águas subterrâneas e de superfície, rios e mar.
- Incineração de resíduos perigosos, líquidos e sólidos.
- Operação do emissário submarino.
- Desenvolvimento de tecnologias de proteção ambiental.
Para avaliar a qualidade do ar, o Polo dispõe de uma moderna rede de monitoramento, que funciona ininterruptamente com estações de medição na área industrial e em locais estratégicos das comunidades vizinhas.
Na Estação Central de Tratamento da CETREL são removidos mais de 90% dos poluentes dos efluentes líquidos do Polo. Após o tratamento eles são conduzidos até o mar através do emissário submarino, em condições seguras e sem risco de agressão ao meio ambiente. O emissário substituiu os rios Capivara Pequeno e Jacuípe como condutores dos efluentes tratados até o mar. Estes rios foram devolvidos à natureza totalmente recuperados.
Os cuidados com o meio ambiente no Polo incluem a proteção à fauna e à flora em Camaçari e outras localidades do País.
O empenho e eficiência no trabalho de gerenciamento ambiental no Complexo conferiram à CETREL vários prêmios, além da certificação das suas atividades pelas normas ISO 14001, OHSAS 18.000 e ISO 17025.
Voltar