Basf tem recomendação para certificação ISO 50001

O Complexo Acrílico da Basf no Polo de Camaçari acaba de receber a recomendação para a certificação ISO 50001 - norma internacional específica para gestão de energia. Este reconhecimento atesta que a empresa desenvolve ações e políticas de uso consciente de energia e estabelece sistemas e processos de eficiência energética no uso e no consumo. Esta é a terceira unidade produtiva da companhia no país a receber a ISO 50001. A Basf foi a primeira grande indústria química no Brasil a ter este reconhecimento em 2017. 

Segundo Tania Oberding, diretora industrial do Complexo Acrílico de Camaçari da Basf para a América do Sul, a certificação ISO 50001 é uma meta global. “É o reconhecimento de um trabalho que faz parte da companhia. Além de Guaratinguetá, São Bernardo e Camaçari, a próxima unidade a ser auditada para a certificação em 2020 é a de Concon (Chile). A sustentabilidade é um dos pilares da Basf, impulsionando o constante aprimoramento dos nossos processos para um uso eficiente dos recursos que já se encontram em utilização no processo produtivo”, afirma.

Para a Basf, o uso consciente de energia faz parte da sua estratégia de  sustentabilidade. Por este motivo, há cerca de quatro anos, foi desenvolvido o TripleE: Excelência em Eficiência Energética. O projeto atua com foco em melhorar o uso de energia de forma sustentável e reduzir impactos ambientais e é a base de todo o processo de certificação do ISO 50001.

Com o TripleE e em parceria com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) foram realizadas análises profundas das instalações e dos equipamentos para a implementação dos projetos em sete unidades da Basf. Alguns dos resultados alcançados desde o início do TripleE englobam 135 projetos de eficiência energética, com R$ 17,5 de redução de custo de energia. Essas oportunidades representam uma melhoria de redução no consumo de energia de 62,6 GWh por ano e diminuição na geração de 10,9 mil toneladas de CO2eq por ano.

Com cerca de 500 colaboradores, entre diretos e indiretos, o Complexo Acrílico da Basf no Polo de Camaçari tem capacidade de produção de 320 mil toneladas/ano de ácido acrílico, acrilato de butila e polímeros superabsorventes (SAP) - matérias-primas para fraldas infantis e geriátricas, tintas, tecidos, adesivos e materiais para construção civil. A unidade em Camaçari também é responsável por atrair outras empresas para integração da cadeia produtiva, como a fábrica de fraldas da Kimberly-Clark.

Leia mais no link abaixo do  Polo Notícia

POLO NOTÍCIA - N 227

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440