Braskem apoia monitoramento da pesca em Ilha de Maré

O monitoramento participativo realizado pelo projeto Rede de Maré, em parceria com a Braskem, promove o raio-x da pesca em Ilha de Maré, na Baía de Todos os Santos. A iniciativa inédita, que conta com a participação efetiva da comunidade local, faz um mapeamento das áreas com maior incidência de pescado, otimizando o trabalho das comunidades de Bananeiras, Botelho, Martelo e Praia Grande.

O diagnóstico, iniciado em 2015, permite conhecer de forma mais precisa o estágio atual da pesca na região, elencando oportunidades e possíveis vulnerabilidades, além de possibilitar a implantação de medidas de manejo, gerenciamento participativo da pesca e educação ambiental nas comunidades da Ilha de Maré.

"Esse levantamento contribui não só para um melhor entendimento da pesca artesanal, já que identifica o quanto é produzido e os tipos de mariscos mais comuns na região, mas também ajuda a fundamentar projetos construídos a partir dos dados coletados", afirma Alessandra Silva, secretária executiva do Instituto de Pesca Artesanal de Ilha de Maré. Além de monitorar o trabalho dos pescadores, a iniciativa contribui para a conservação da biodiversidade da Ilha de Maré e sensibilização da comunidade, cujas oficinas já beneficiaram 154 pescadores e marisqueiras e envolveram 269 crianças, entre 3 e 12 anos.

Leia mais no link abaixo do  Polo Notícia

POLO NOTÍCIA - N 227

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440