Cofic promove troca de experiências entre empresas do Polo na pandemia

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari, que representa mais de 80 empresas do Polo de Camaçari, vem realizando uma série de reuniões online para troca de experiências em tempos de pandemia do Covid-19. No mês de abril, foram realizados encontros para discutir temas relevantes neste momento de distanciamento social, como o aprendizado com as férias coletivas, os acordos de turno e os desafios do home-office. 

“O objetivo das reuniões é promover a troca de experiências entre as empresas para uma melhor atuação frente aos desafios que o momento exige de todos nós”, afirma o superintendente de Desenvolvimento de Pessoas e Comunicação do Cofic, Érico Oliveira, explicando que “o Cofic atua como facilitador, considerando o perfil diversificado das empresas, cujas ações seguem diretrizes corporativas de suas matrizes no Brasil e no exterior, ajustadas à realidade e necessidades de cada região, incluindo o Polo”.

As reuniões são realizadas com apoio dos comitês técnicos do Cofic, envolvendo diferentes áreas como RH, Comunicação, Suprimentos e SSMA. Assim, “profissionais de cada área têm a oportunidade de expor as experiências de suas empresas, ampliar conhecimentos e encontrar pontos em comuns para enfrentar essa crise com menos ansiedade e maior segurança”, informa Érico Oliveira. 

No painel sobre acordos de turno, formalizados individualmente pelas empresas com os sindicatos, foram abordados os ajustes realizados nas escalas de revezamento de turno visando reduzir a atividade presencial também na área operacional. No painel sobre férias coletivas, Eduardo Penhalosa (Ford) e Daniel Bomfim (Fortlev) informaram que o desafio agora é o planejamento para ao retorno ao trabalho, previsto para o início de maio, sem perder de vista as medidas preventivas e de controle do coronavírus. Elas incluem, como destacaram, intensificar a distribuição de kits com máscara, álcool em gel, ajustes nos restaurantes, sanitários e nos sistemas de transportes, dentre outras ações.

O painel sobre os desafios do home-office revelou que essa opção de trabalho pode continuar no futuro nas empresas, integral ou parcialmente. Os expositores Andrea Araújo (Paranapanema), Juliana Muniz (Cetrel) e Fábio Silva (Bracell) ressaltaram que, após os ajustes iniciais, a experiência tem sido positiva e produtiva, com comprometimento das equipes e engajamento dos profissionais. 

Após as rodas internas com as empresas associadas, o Cofic abriu os encontros sobre “Boas práticas em tempos de Crise” para parceiros externos, iniciando com painel sobre o tema “Liderando, Engajando e Motivando em Tempos de Crise”. Os painelistas foram Eduardo Almeida e Carlos Silva Júnior, CEO da Ikigai Brasil e Samba Consulting. Os eventos serão mantidos em maio.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440