Comissão de RH mantém canal aberto para auxiliar profissionais 

Compartilhar experiências, informações e aprendizados. Este é o propósito da Comissão de Recursos Humanos do Cofic neste momento de ajuste na agenda de trabalho no Polo Industrial de Camaçari. Nesta entrevista, o coordenador Bertrand Carneiro, líder de Desenvolvimento de Pessoas da Tronox Pigmentos, fala sobre os desafios da Comissão de RH nestes tempos de isolamento por força da pandemia do Covid-19.

Qual o desafio da Comissão de RH em momentos de crise, como agora de enfrentamento ao Coronavírus?
BC – Manter o canal aberto com os profissionais de RH, compartilhando informações, experiências e oportunidades que auxiliem as empresas e seus profissionais a passar por esse momento.

Qual sua experiência desafiadora como profissional nesse momento?
BC - Como em todo cenário de crise e da consequente alta mobilização que provoca, um desafio comum é estar atento às informações e oportunidades, distinguindo aquelas que realmente possuem poder de impactar positivamente nossos negócios ou evitar potenciais danos às nossas corporações.

Qual o objetivo dos encontros virtuais que a Comissão de RH está promovendo?
BC - Proporcionar um canal de comunicação ágil, oportuno e fácil com nossos associados compartilhando informações e práticas que otimizem os processos de RH, especialmente nessa fase de crise.

Quais os principais temas em discussão?
BC - Nossa atenção prioriza temas ligados às questões relacionadas ao contexto legal, manutenção da saúde ocupacional e apoio ao empregado, além dos processos de logística que apoiam a gestão de pessoas no seu dia a dia.

Qual a contribuição da Comissão de RH para as empresas/profissionais do Polo de Camaçari neste momento de acordos de turnos, férias coletivas e home office? 
BC - Compartilhar aprendizados e oportunidades, pois apesar de algumas práticas serem sustentadas por questões legais, ainda assim as experiências têm mostrado que existem espaços para otimização dos processos no seu dia a dia.

Como a Comissão de RH está orientando os profissionais em relação ao trabalho X saúde, stress e abalos emocionais?
BC - Estabelecendo contato direto com as comissões de saúde ocupacional das associadas e seus respectivos planos de saúde, permitindo que pontos de atenção que auxiliem na manutenção da qualidade do ambiente de trabalho, seja na empresa ou home office, sejam compartilhados e possam servir como referência para nossa coletividade.

Como ficam os treinamentos dos profissionais nesse período? 
BC - Como as agendas presenciais estão suspensas, alguns eventos serão reprogramados mas também estamos avaliando oportunidades para oferta de alguns conteúdos em formatos virtuais.

Qual a agenda que se impõe para a Comissão de RH nesse momento?
BC - Antes de mais nada uma agenda que seja positiva para ajudar as empresas a vencer essa circunstância, mas também apoiá-las para o retorno eficaz de suas operações à normalidade.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440