Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Basf lança cartilha de diversidade e a favor da inclusão

A Basf lançou sua 'Cartilha de Diversidade & Inclusão' para os cerca de 6 mil colaboradores na América do Sul. O anúncio foi feito durante a Semana da Diversidade e Inclusão, no mês de outubro, quando também foi anunciada a criação do 'Programa Aliados e Aliadas', que incentiva os colaboradores a serem embaixadores das políticas internas voltadas à comunidade LGBTI +. No Complexo Acrílico de Camaçari, houve o hasteamento da bandeira LGBTI +, reforçando o compromisso com a diversidade sexual.

As atividades desenvolvidas pelo complexo em busca da inclusão foi tema de um webinar com o case “Desafios e boas práticas na inclusão de pessoas com deficiências na operação”. "Na Basf, percebemos a diversidade de todos os modos. Trabalhamos para que haja integração entre todos os colaboradores e que cada um perceba a importância da promoção da diversidade e inclusão. As ações promovidas pela companhia, como a Semana da Diversidade, trazem harmonia para o ambiente de trabalho e lembra a relevância do tema. Tenho aprendido muito e me sentindo cada dia mais motivado", afirma Dario Sobrinho, almoxarife de Materiais Técnicos da Basf Camaçari, que participou da Semana da Diversidade apresentando o case do Be Different, voltado à inclusão de pessoas com deficiência em Camaçari.

O foco da ‘Cartilha de Diversidade & Inclusão’ é propiciar uma conversa sobre o tema com as equipes para que colegas de trabalho combinem ou recombinem tudo que possa melhorar o ambiente onde convivem. “Esta é mais uma oportunidade para refletir sobre o tema e contribuir, em todos os lugares e relacionamentos, para que diversidade e inclusão estejam sempre presentes e produzindo impactos positivos em nossas vidas e na sociedade”, informa Karina Chaves, gerente de Diversidade e Inclusão da Basf na América do Sul, ressaltando que a produção do conteúdo contou com a participação de diversos colaboradores e parceiros, que foram ouvidos para definição dos temas e abordagens.

O ‘Programa Aliados e Aliadas’, por sua vez, visa engajar colaboradores LGBTI+ ou não para participar das atividades na Basf. O objetivo é que os aliados pratiquem o acolhimento e sejam um ponto seguro para conversar, tirar dúvidas sobre a diversidade e inclusão LGBTI+. “O papel do aliado deve ser o de um embaixador contra o preconceito, para prevenir e combater a discriminação. Os embaixadores podem participar das atividades do grupo Be Yourself (BYou), manifestar publicamente seu apoio e ser um ponto de acolhimento para as pessoas LGBTI+”, explica Henrique Campos, gerente sênior de Controlling e Marketing para Químicos de Performance da Basf América do Sul e um dos idealizadores da iniciativa.

Estratégia

Valorizar a diversidade e promover a inclusão fazem parte da estratégia da Basf na sua relação com clientes, fornecedores, colaboradores e outros públicos de relacionamento. A empresa trabalha a diversidade e a inclusão interna e externamente, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até a sua cadeia de fornecimento, cujos parceiros são informados sobre as políticas da empresa e estimulados a ampliar seus esforços para a valorização das diferenças.

Para reafirmar o compromisso com a valorização da pluralidade, a companhia conta com quatro grupos de afinidade formados por colaboradores voluntários: o Women in Business (WIB), focado na equidade de gênero, o Black Inclusion Group (BIG), voltado à igualdade racial, o Be Different, que discute a inclusão das pessoas com deficiência, e o Be Yourself (BYou), voltado à diversidade sexual.

A companhia acredita que “a diversidade de seus colaboradores e colaboradoras traz novas perspectivas e resultados, permitindo que a empresa alcance seu objetivo de ser uma organização de alta performance, gerando interações criativas, inovação e valor para seus colaboradores, clientes e para a sociedade”. Para reforçar, estruturar e ampliar sua atuação, a Basf assumiu diversos compromissos públicos, muitos deles globais, a fim de promover os direitos humanos, como o Pacto Global da ONU, incluindo os Princípios de Empoderamento das Mulheres, e o Fórum Brasileiro de Empresas e Direitos LGBTI+.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440