Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Comissão de Higiene Ocupacional cuida da segurança na pandemia

Compartilhar e implantar novas normas e procedimentos para se trabalhar em tempo de pandemia foi o principal desafio este ano da Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic, que não mediu esforços para contribuir para a segurança dos profissionais das empresas do Polo de Camaçari. “Desde o início da pandemia nós discutimos e compartilhamos as melhores práticas em termos de EPIs (Equipamentos de Proteção Individual), treinamentos obrigatórios e procedimentos seguros, como, por exemplo, trabalhar em home office com ergonomia”, informa Ester Bergsten, coordenadora da Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic e engenheira especialista em SSMA da Braskem.

Segundo ela, “as empresas fizeram e estão fazendo todo o esforço possível para proteger seus colaboradores e contratados, tanto os que estão nas fábricas quanto os que estão em home office. Práticas como comprar cadeiras e acessórios ergonômicos para os que estão em casa, apoio psicológico, lives sobre diversos assuntos relacionados à saúde e bem-estar, disponibilização de cartilhas e treinamento, foram implantadas por várias empresas do Polo”.

“Apesar das dificuldades, acho que tivemos um bom resultado, principalmente no que tange à ajuda mútua nesta situação de covid-19, que é nova para todos”, avalia Ester Bergsten, destacando os principais trabalhos realizados este ano pela Comissão de Higiene Ocupacional:

  • Discussão e compartilhamento de ações para enfrentamento da covid no que tange aos aspectos de Higiene Ocupacional e Ergonomia;
  • Discussão e revisão da Norma do Cofic sobre o Programa de Conservação Auditiva;
  • Discussão sobre as principais alterações da NR-9 e NR-1;
  • Apresentação de protocolo para controle da exposição de gestantes e lactantes;
  • Discussão sobre as principais alterações da NR-7;
  • Realização de Workshop online, com apresentação em dois dias, sobre as principais alterações da Legislação Trabalhista e Previdenciária e seus impactos em Higiene Ocupacional.

Para 2021, a coordenadora da Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic informa que “estamos ainda em discussão com o grupo, mas pelo que estamos vivenciando em termos de alterações de legislação e situação da pandemia, podemos pensar em pelo menos os seguintes desafios:

  • Elaboração de Norma Cofic para Caracterização e Avaliação da Exposição a Agentes Biológicos;
  • Elaboração de Norma Cofic para Avaliação e Controle da Exposição a Calor (Stress Calórico);
  • Elaboração/Participação em Norma Cofic para Elaboração e Implantação do PGR (Programa de Gerenciamento de Riscos), de acordo com a revisão da NR-1.

A Comissão de Higiene Ocupacional do Cofic é formada por 35 profissionais de 18 empresas do Polo. Implantada em fevereiro de 2018, a Comissão é referência nacional pela organização e trabalhos relevantes, inclusive com reconhecimento em congressos regionais por ser o primeiro Grupo Técnico de Higiene Ocupacional da Bahia.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440