Simulado virtual do PEC mobiliza comunidades

O Cofic realizou com êxito, no dia 25 de novembro, por meio virtual, um exercício simulado de emergência do Polo, envolvendo comunidades de Camaçari e Dias D´Ávila vizinhas ao Complexo Industrial. O objetivo do treinamento foi testar os procedimentos definidos no PEC - Plano de Emergência da Comunidade, além dos sistemas de comunicação utilizados em tais situações.

O simulado contou com 45 participantes, incluindo representantes da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias d’Ávila, da Polícia Militar, do Cofic, além de voluntários do Nudec - Núcleo de Defesa Comunitária e integrantes do Conselho Comunitário do Polo.

“A realização de um exercício simulado, mesmo por meio virtual, é sempre positiva, pois é um momento de aprendizado. Neste simulado, tivemos a oportunidade de identificar as dificuldades de comunicação, e de exercitar o passo a passo das ações e procedimentos previstos no PEC”, afirma Paulo Ribeiro, especialista em Segurança e consultor do Cofic para o PEC. Ele avalia que “o resultado foi positivo, pois, por ser virtual, conseguimos juntar representantes de Camaçari e Dias d´Ávila no mesmo treinamento, e todos tiveram a oportunidade de vivenciar mais detalhadamente etapas importantes do que preconiza o PEC para que as possas possam agir com segurança em uma situação de emergência no Polo que requeira a evasão da comunidade de uma área de risco para pontos seguros.”.

Cenário de risco

O cenário do simulado foi um “acidente” envolvendo uma carreta com produto perigoso, no cruzamento da rua Eteno com a rua Hidrogênio, numa área central do Polo de Camaçari, com possibilidade de atingir os bairros do Cristo Redentor, em Camaçari, e do Centro, em Dias d'Ávila. Foi simulado uma “emergência nível 4”, que requer evasão das pessoas.

O primeiro passo se deu com o acionamento da Defesa Civil de Camaçari e de Dias d'Ávila, cujos coordenadores, Felipe Montenegro e Carlos Borges, respectivamente, assumiram o comando das primeiras providências fazendo contato com a Polícia Militar, o SAMU e o Corpo de Bombeiros exatamente como fariam numa situação real, inclusive tendo que explicar detalhadamente aos atendentes que se tratava de um treinamento virtual para evitar deslocamento de equipes.

Durante o simulado, coincidentemente ocorreu queda de energia em Dias d'Ávila (esta, sim, uma situação real), o que gerou intranquilidade entre alguns participantes, que reportaram imediatamente a dificuldade com a queda de conexão da internet. Neste momento, o superintendente de SSMA do Cofic, Aurinezio Calheira, lembrou que situações inesperadas similares podem ocorrer numa emergência real, que, no caso específico do simulado, enriquecem ainda mais o aprendizado dos participantes. Voluntários do Nudec fizeram, neste momento, intervenções na testagem do sistema de comunicação do PEC.

Avaliação positiva

“Este é o sétimo simulado consecutivo do PEC que fazemos envolvendo a comunidade, no entanto é o primeiro virtual. Mesmo com as dificuldades por ser um treinamento por meio digital, considero o resultado muito bom. Até a queda de energia foi incorporada ao treinamento, pois tive que usar SMS para me comunicar para dar andamento ao simulado”, observou Carlos Borges, coordenador da Defesa Civil de Dias d'Ávila.

“Agradeço a oportunidade de participar e estou à disposição para contribuir com o processo”, acrescentou o Major Robson de Oliveira Souza, do 12º Batalhão da Polícia Militar de Camaçari, após o simulado, informando que essa foi a sua primeira vez participação no treinamento.

“O simulado é um trabalho pedagógico e de melhoria contínua. Foi muito positiva a participação conjunta dos representantes de comunidades de Camaçari e Dias d´Ávila, pois isso contribuiu para nivelar ainda mais os conhecimentos e informações sobre os procedimentos previstos no PEC e sobre o papel da Defesa Civil, Nudec, Polícia Militar e demais parceiros envolvidos”, conclui  Érico Oliveira, superintendente de Comunicação e Desenvolvimento de Pessoas do Cofic, agradecendo a presença dos parceiros da Defesa Civil, da Polícia Militar e do Nudec.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440