Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Paranapanema produz insumo básico para tratamento da água

A unidade da Paranapanema no Polo Industrial de Camaçari, que é a maior produtora nacional de cobre primário, tem se destacado também como grande fornecedora brasileira de ácido sulfúrico, insumo fundamental para a produção de químicos usados no tratamento de água e esgoto. A empresa fornece o ácido sulfúrico para a Bauminas, que produz coagulantes que cobrem atualmente 65% do território nacional no segmento de água e esgoto, atendendo a cerca 3.500 municípios e beneficiando mais de 130 milhões de pessoas.  

"Durante o processo de refino do cobre em nossa unidade de Dias d'Ávila, localizada no Polo Industrial de Camaçari, produzimos e purificamos o ácido sulfúrico, coproduto fundamental para diversas aplicações. Entre os inúmeros usos do insumo, destaca-se o tratamento de água e esgoto pelo fato de ser um serviço essencial para a saúde da população e desenvolvimento da sociedade”, afirma Sergio Arosti Maturana, diretor de Operações Industriais Caraíba, braço da Paranapanema.

Para a Bauminas, o insumo fabricado na unidade industrial da Paranapanema do Polo de Camaçari é essencial na produção de coagulantes para garantir água tratada para casas, hospitais, empresas e locais públicos do país. “Para o ano de 2021, é de vital importância seguir com esta parceria com a Paranapanema. Dessa forma, conseguimos garantir a entrega dos nossos produtos aos órgãos públicos municipais e estaduais das regiões Norte e Nordeste”, informa Samuel Raffaelli, diretor de Operações da empresa.

A Paranapanema fornece ácido sulfúrico para a Bauminas desde 2014, mas o fornecimento não é exclusivo. A indústria possui diversos outros grandes clientes, como o Grupo Tronox, fabricante de pigmentação de tintas automotivas e prediais; o Grupo Moura, indústria de baterias automotivas, náuticas e energia alternativa; a Unigel, indústria química; a Veracel e a Bracell, no ramo de papel e celulose; e a Cibra, produtora de fertilizantes. 

Apoio ao fluxo de água e outros líquidos

Vale destacar que a Paranapanema apoia o transporte de água e outros líquidos no Brasil e no mundo por meio de seus produtos finais, estabelecidos no mercado por sua marca Eluma. Os tubos e conexões de cobre e suas ligas são fabricados em diversos formatos e dimensões dentro das aplicações necessárias, como nos segmentos da indústria, automotivo, hidráulico, construção, refrigeração e aquecimento.

Sobre a Paranapanema

A Paranapanema S.A. é a única produtora nacional de cobre primário, responsável pela produção e comercialização de cátodos, vergalhões, fios trefilados, laminados, barras, tubos e conexões de cobre e suas ligas. A companhia encerrou o ano de 2019 com receita de R$ 5,2 bilhões, tendo exportado seus produtos para cerca de 20 países. A empresa foi fundada em 1961 e tem capital aberto desde 1971. Possui três unidades industriais, no Polo Industrial de Camaçari, em Dias d’Ávila (BA), em Santo André (SP) e em Serra (ES).

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440