Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Senai forma técnicos para o Complexo Industrial de Camaçari

Formar técnicos para atender, sobretudo, ao Polo Industrial de Camaçari e à Região Metropolitana de Salvador. Este é o objetivo da Escola Técnica Senai Camaçari, que desde que foi instalada, em janeiro de 2019, vem atendendo a demanda das empresas do complexo no suprimento de mão de obra especializada.  “A Escola Técnica de Camaçari foi concebida para alimentar o Polo e todas as cadeias produtivas que o complexo vier a desenvolver, com profissionais capacitados”, afirma Eligiane Góis Figueiredo, gerente da Unidade Senai Camaçari, ressaltando que “atuamos para atender demandas frequentes do Cofic por cursos técnicos, pois há um estímulo à formação de profissionais para as áreas de química e petroquímica, seguindo uma tendência de renovação de quadros do Polo”.

Segundo a gerente, “o Senai tem uma longa parceria com o Cofic, atuando com programas específicos para aumentar a competitividade das empresas”. Na unidade em Camaçari especificamente, ela informa que “oferece estrutura técnica e tecnológica para apoiar a implantação de empresas no Polo, além de programas de formação quando da incorporação de novas tecnologias ou novos processos nas fábricas”.

Sobre os cursos com maior índice de gerar empregos, Eligiane Figueiredo diz: “Pela nossa experiência, observamos que os cursos que mais geram empregabilidade no Polo de Camaçari são Eletromecânica, Mecânica, Soldagem, Logística e Automação”.

Com o desafio de promover educação técnica e profissional de excelência, a escola funciona na Av. Jorge Amado, Loteamento Espaço Alpha, no bairro Jardim Limoeiro, em Camaçari. A unidade atende atualmente a um total aproximado de 1.250 estudantes, distribuídos nos três turnos. Conta com 22 salas de aula, 12 laboratórios e um galpão de 1.000 m² para aulas práticas nas áreas de Soldagem, Logística, Equipamentos Móveis, Segurança do Trabalho, Informática, Elétrica, Automação e Manutenção Mecânica.

Novas tecnologias

Aliada a essa estrutura, a Escola Técnica vem investindo em equipamentos para conectar o aluno com as novas tecnologias aplicadas ao mundo do trabalho. Além disso, como ressalta a gerente, “a escola tem como diferenciais o seu quadro qualificado de docentes e a metodologia de ensino própria, que inclui o atendimento itinerante por meio de unidades móveis”. Outra novidade é “a construção de um novo galpão de práticas para uso dos alunos, aumentando a capacidade de atendimento”.

Por força da pandemia, as aulas atualmente estão sendo realizadas pela plataforma Meu Senai, utilizando o Google Meet, mas Eligiane informa ainda que “ampliamos o portfólio com oferta de cursos semipresenciais e cursos presenciais de curta duração, reduzindo a quantidade de alunos em sala”.

Vale destacar que, no momento, a Escola Técnica do Senai está com inscrições abertas para o processo seletivo para os cursos de Administração, Logística, Qualidade, Segurança do Trabalho, Mecânica, Eletrotécnica, Eletromecânica e Automação. Para se inscrever, os interessados podem acessar o site www.tecnicosenai.com.br.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440