Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Bahiagás inicia atividades no seu novo Laboratório de Controle da Qualidade

Já está em operação o novo Laboratório de Controle da Qualidade da Companhia de Gás da Bahia - Bahiagás. Localizado na unidade da empresa no Polo Industrial de Camaçari, o equipamento é uma moderna ferramenta que ajuda a garantir a qualidade do gás natural distribuído aos clientes. "O novo laboratório vai permitir que tenhamos mais controle sobre a condição do gás natural, principalmente no novo cenário de abertura de mercado e contratação de novas fontes supridoras. Desta forma, a própria companhia, sem a necessidade de terceiros, vai atestar a qualidade do gás, garantindo a entrega de um bom produto para seus clientes, inclusive para as empresas atendidas no Polo de Camaçari", afirma Lázaro Machado, gerente de Operação e Manutenção da Bahiagás.

Com todo o investimento feito para a concretização do projeto, foram adquiridos equipamentos modernos, mobílias e bancadas, além de toda a infraestrutura necessária para a boa realização do trabalho. Com isso, a companhia ganhou maior independência para a realização de alguns serviços. Antes de contar com o novo espaço, a Bahiagás contratava o serviço de análise do gás natural em laboratórios terceirizados. Além disso, possuía alguns equipamentos e instrumentos analíticos, mas ainda faltava um local adequado para o manuseio deles e para a execução das análises físico-químicas.

Agora, com o novo laboratório, a equipe de operações realiza diversos tipos de procedimentos, como caracterização do gás natural, análise de concentração de odorante e análise de ponto de orvalho no gás, reduzindo o custo com contratação desses serviços junto a terceiros. Assim, a Bahiagás passa a ter, também, maior controle sobre a condição do produto oferecido aos clientes. Antes, por exemplo, as informações sobre a qualidade do gás eram adquiridas com a Petrobras. Agora, a própria companhia faz essa análise, podendo, inclusive, no novo cenário de diversificação de fontes supridoras, verificar se o gás fornecido por um novo supridor atende aos requisitos de qualidade e às exigências legais.

“A criação do novo laboratório está alinhada com a missão da Bahiagás de proporcionar a satisfação do cliente, com a visão de ser referência na qualidade dos serviços prestados e com os valores, ao buscar inovação com foco no resultado", informa Ozaná Junior, responsável pela realização de análises no novo laboratório.

Vale registrar que a Bahiagás é responsável pelo fornecimento de cerca de 2,2 milhões de m³/dia (metros cúbicos por dia) para 38 empresas do Polo Industrial de Camaçari, incluindo a Braskem, Ambev, Basf, Continental, Elekeiroz e Oxiteno.

Além do segmento industrial, a Bahiagás atende ao mercado domiciliar, ultrapassando a marca de 60 mil residências. Ao todo, já são 60.729 unidades habitacionais consumindo o gás natural fornecido pela companhia. Com 27 anos de atuação como concessionária estadual responsável pela distribuição de gás natural canalizado, a Bahiagás chega a 21 municípios baianos, atendendo aos segmentos residencial, comercial, industrial, automotivo e termelétrico.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440