Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Prêmio de Educomunicação envolve estudantes na campanha de proteção do Anel Florestal

Como parte da campanha de proteção do Anel Florestal, o Comitê de Fomento Industrial de Camaçari (Cofic) acaba de lançar um desafio para envolver os estudantes das escolas públicas de Camaçari e Dias d'Ávila no processo de cuidar e proteger essa importante área verde da região: o Prêmio de Educomunicação Digital para Proteção do Anel Florestal. Os 60 estudantes selecionados participarão de oficinas para aprimorar suas habilidades no uso de ferramentas digitais, tendo como produto final das atividades a elaboração de peças de comunicação voltadas para a proteção do Anel, em três diferentes linguagens digitais: Podcast/ Produto de áudio, Vídeo com dispositivos móveis e Fotografia com celular. O processo de formação que começa neste mês de agosto e vai até dezembro tem a orientação pedagógica da Cipó Comunicação Interativa.  

“Estamos muito felizes e com uma expectativa muito grande do que vai acontecer nos próximos meses com esses jovens, que estão empolgados para participar das oficinas e se comprometer com a proteção do Anel Florestal”, afirma Nilton Lopes, coordenador da Cipó Comunicação Interativa, ressaltando que “tínhamos colocado a meta de inscrever 120 jovens, mas tivemos quase 200 inscritos. Isso demonstra uma demanda significativa da comunidade para esta área. E nos deixou com a certeza de termos acertado em realizar esse projeto neste momento”.

Segundo Nilton Lopes, “a ideia é promover um verdadeiro processo de formação para os jovens. Não se trata apenas de avaliar se eles são bons nas linguagens e nos temas que vão trabalhar. É um processo de acompanhamento, de mobilização, de formação. A ideia é que eles consigam, ao longo de um tempo, ter um acompanhamento nas suas produções e processos criativos. E que eles façam isso de forma colaborativa, criando valores coletivos, afinando um olhar de cuidado e proteção do Anel Florestal, levando esse olhar para a comunidade”.

Inicialmente, a Comissão de Avaliação selecionou 60 estudantes (30 de Camaçari e 30 de Dias d'Ávila) para participar do projeto. Depois disso, a Cipó Comunicação Interativa realizará as oficinas de formação, que serão todas virtuais, com a mentoria da educomunicadora Monica Santana.

De acordo com a programação, as Oficinas de Linguagem Avançada em Podcast, Vídeo com Dispositivos Móveis e Fotografia com Celular acontecem de 31 de agosto a 10 de setembro. A Oficina Educomunicativa sobre Meio Ambiente e Proteção do Anel Florestal será de 13 a 15 de setembro. Os Encontros de Orientação acontecerão de 17 de setembro a 5 de novembro. A Oficina para professores sobre atividades educativas relacionadas com a proteção ao meio ambiente e utilização de plataformas digitais está confirmada para 14 de setembro. E a “Live” com todos os produtos elaborados pelos estudantes e divulgação do resultado da premiação está prevista para o dia 9 de dezembro. 

Além da formação para os estudantes, a premiação também inclui oficinas para os professores dos participantes. “A ideia dessas oficinas é que ajudem os professores a apoiar os alunos na produção das suas peças de comunicação”, explica Nilton Lopes. Ele destaca que “a oficina também propiciará aos professores, neste tempo de pandemia, a exercitar habilidades, experiências e ferramentas nessa prática de formação à distância, utilizando tecnologias e ferramentas online”, observa, acrescentando que, em sua opinião, “essas práticas tecnológicas não vão mais sair do cardápio de atuação dos professores”.

Ao final do processo, os estudantes selecionados para o Prêmio de Educomunicação Digital para Proteção do Anel Florestal receberão certificado de participação, enquanto as peças de comunicação por eles produzidas serão veiculadas em hotsite da Campanha de Conscientização para Proteção do Anel Florestal. Entre os 60 participantes, a Comissão de Avaliação premiará, com equipamentos digitais, 18 estudantes, nove de cada município e três em cada linguagem (podcast, vídeo e fotografia).

Vale destacar que, de acordo com o regulamento, a avaliação para a escolha dos premiados levará em consideração a participação ativa nas oficinas e nos encontros de formação; a demonstração de habilidade no trabalho em equipe/cooperação/parcerias; a dimensão lúdica, criativa e inventiva das peças de comunicação criadas; o direcionamento do conteúdo das peças de comunicação para a proteção do Anel Florestal; e o potencial de mobilização social das peças de comunicação elaboradas.

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440