Utilizamos cookies para otimizar e facilitar a sua experiência de navegação neste “site”. Ao ter acesso aos conteúdos do nosso Portal, você está concordando com a nossa política de cookies e privacidade. Leia Mais.

Memorial Virtual do Polo inaugura novo formato de comunicação com o público

O Cofic acaba de implantar o Memorial Virtual do Polo de Camaçari, uma experiência digital inovadora que tem o objetivo de aproximar o público aos principais conteúdos relacionados ao maior complexo industrial integrado do Hemisfério Sul, incluindo marcos históricos, objetivos, contribuições econômico-sociais, além de desafios atuais e futuros. Trata-se de uma ferramenta digital dinâmica, que proporciona acesso e interatividade aos conteúdos disponibilizados no site www.coficpolo.com.br, além de possibilitar um verdadeiro tour virtual por toda a área física do Polo de Camaçari.

A ideia tomou forma após a suspensão das atividades do memorial presencial existente nas instalações da Cidade do Saber, em Camaçari, por conta da pandemia da Covid-19. “Para elaboração do projeto convidamos a Doc Expõe, empresa especializada em museologia e catalogação de informações, que nos dá suporte na manutenção no Memorial presencial. A Doc aceitou o desafio e se juntou a um parceiro especializado em projetos digitais, a XCAVE Studio, na tarefa de conceber e viabilizar tecnicamente a implantação do Memorial Virtual do Polo de Camaçari”, explica Érico Oliveira, superintendente de Comunicação do Cofic.

Segundo Oliveira, para concepção e estruturação do Memorial Virtual “foram utilizadas modernas tecnologias digitais, que viabilizam efeitos virtuais em 3D e de interação que aproximam o Polo e suas empresas da realidade que conhecemos. Para quem nunca teve a oportunidade de conhecer o Polo, o Memorial Virtual propicia uma visão abrangente do Complexo Industrial, muito próxima do real, possibilitando ao usuário visualizar instalações industriais, vias, imagens emblemáticas de chaminés, do Anel Florestal, além fotografias e textos”.

As imagens e conteúdos publicados no site do Cofic correspondem à primeira etapa de implantação do Memorial Virtual do Polo, que deverá incorporar aprimoramentos na fase subsequente do projeto, com inclusão de vídeos, áudios e novos recursos de interatividade.

As 22 empresas de diferentes segmentos industriais mostradas no Memorial Virtual representam um recorte expressivo do conjunto de mais 90 empreendimentos que integram o Polo Industrial de Camaçari, com os quais os visitantes também podem interagir, por meio dos links que os encaminham para cada site. As imagens virtuais das empresas podem ser visualizadas na localização espacial exata de cada uma delas, passando uma ideia aproximada de suas referências físicas, ao lado de boxes com informações sobre suas atividades.

Tendência mundial

O Memorial do Polo de Camaçari segue uma tendência que se fortaleceu em todo o mundo diante da inacessibilidade do público aos ambientes por conta da pandemia da Covid 19 e seus rígidos protocolos sanitários. “Inúmeros museus, galerias e outros espaços, em diversos países, se viram diante do desafio de, para continuar existindo, terem que funcionar em plataformas virtuais”, observa a museóloga Ângela Pititinga, da empresa Doc Expõe, lembrando que os museus, em todo o mundo, aumentaram em 57% as suas atividades virtuais no último ano.

Na Bahia, o Memorial do Polo está entre os espaços pioneiros a optarem pelo modelo virtual, que, além de tudo, contribui para a ampliação do público, e facilitação e dinamização do acesso, deixando o Polo de Camaçari mais próximo de estudantes, professores, empresários e diversos outros interessados”, como ressalta o superintendente de Comunicação do Cofic, Erico Oliveira.

O projeto tecnológico do Memorial Virtual foi executado pela XCAVE, que utilizou um dos modelos mais avançados existentes atualmente na área da computação gráfica. “ A tecnologia do real-time é impulsionada por engine de games e utilizamos especialmente para este projeto a maior delas, chamada Unreal Engine, criada pela Epic Games. Através desta tecnologia, nós tivemos a possibilidade de recriar de forma ilustrativa uma representação tridimensional do vasto universo do Polo”, explica Rodrigo Hurtado, diretor criativo da XCAVE, observando que o projeto foi desenvolvido ao longo de seis meses, envolvendo um time de engenheiros e especialistas em computação gráfica, modeladores, animadores, texturizadores e produtores.

Computação gráfica

Através desta experiência virtual imersiva e digital, o usuário pode explorar o universo do Polo através de imagens panorâmicas de 360 graus produzidas em computação gráfica de última geração, e também através de inúmeros conteúdos de vídeo, imagens e textos relacionados ao Complexo Industrial. Com esta iniciativa, o Memorial Virtual representa um primeiro passo para construção e consolidação da presença do Polo no chamado Metaverso, que funciona como um novo mundo digital e virtual integrado ao mundo real, uma convergência e integração de tecnologias exponenciais como realidade aumentada, e sua integração com a realidade física, estendida, expandida e aprimorada.

Segundo Hurtado, a possibilidade de conhecer e explorar todo o universo do Polo de Camaçari através de uma tecnologia interativa, imersiva e disruptiva, converge para um projeto que, por sua complexidade, se diferencia de outros da área. “Eu particularmente, mesmo sendo um pesquisador e especialista, desconheço um projeto similar”, observa.

[ CLIQUE AQUI PARA CONHECER O PROJETO MEMORIAL VIRTUAL DO POLO ]

 

 

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rodovia BA 512, KM 1,5 - Polo Industrial de Camaçari - Camaçari - BA - CEP: 42816-440