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Comissão de RH quer ampliar parceria com instituições de ensino superior

Implementar ações para estimular, ampliar e fortalecer a relação entre as empresas do Polo de Camaçari e instituições de ensino superior e técnico. Esta é uma das metas da Comissão de Recursos Humanos do Cofic para 2022. “A ideia central é encontrar pontos comuns de interesse que possam gerar maior sinergia entre as empresas e as universidades”, afirma Bertrand Carneiro, líder de Desenvolvimento de Pessoas da Tronox e coordenador da Comissão de RH do Cofic. “Estamos abertos às oportunidades, não excluindo áreas já conhecidas como é o caso dos programas de estágio e de trainee, mas sondando possibilidades no desenvolvimento de pesquisas e alinhamento dos currículos às demandas da indústria”.

Quais as ações que a Comissão de RH pretende implementar para ampliar a parceria com as instituições de ensino superior e técnico?

Bertrand Carneiro - Encontra-se em fase de estruturação o Grupo de Trabalho com representantes de algumas para desenvolvimento de agenda de aproximação com as universidades. A ideia central é encontrar pontos comuns de interesse que possam gerar maior sinergia entre as empresas e as universidades.

Por que as empresas associadas querem ampliar essa parceria? Quais as áreas prioritárias?

BC - A universidade é relevante para o sucesso das indústrias em nosso estado. Além do papel fundamental na formação dos profissionais que nelas trabalham, o mundo acadêmico pode contribuir no alinhamento da construção do conhecimento aplicado ao atendimento das demandas por soluções técnicas e de gestão dessas empresas. O mercado de ensino tem crescido expressivamente na Bahia e é do nosso interesse conhecer novas instituições, bem como estreitar as relações com as escolas que já são do nosso conhecimento, proporcionando atualização para ambas as partes sobre as demandas e potenciais contribuições. Estaremos abertos às oportunidades, não excluindo áreas já conhecidas como é o caso dos programas de estágio e de trainee, mas sondando possibilidades no desenvolvimento de pesquisas e alinhamento dos currículos às demandas da indústria.

Qual a contribuição que as instituições de ensino superior e técnico podem aportar para as empresas do Polo?

BC - Na verdade trata-se de uma contribuição de ambos os lados. As empresas podem ativamente participar interagindo para alinhamento dos currículos acadêmicos de graduação e especialização às necessidades do mercado. As instituições de ensino, por sua vez, são centros de pesquisa por excelência e contribuem ativamente na oferta de novos conhecimentos que mais tarde serão aplicados pela sociedade no atendimento de suas demandas. Essa construção de novos conhecimentos pode inclusive surgir de forma orientada, através de pesquisas que visam o atendimento de demanda específica da indústria.

Quais as principais parcerias existentes entre as empresas do Polo e as instituições de ensino?

BC - As agendas são bem variadas e ricas, como as visitas técnicas mútuas de alunos, professores e profissionais. A oferta de estágio, é outro exemplo de ação que possui alto poder de contribuição na formação dos novos profissionais, que por sua vez poderão ser contratados pela indústria. A participação das indústrias em feiras tem reforçado os canais de comunicação para contratação de egressos, divulgação de carreiras e tecnologias, etc. Outra agenda muito importante é a realização de pesquisas, aliando os conhecimentos científico e empresarial na busca de soluções para a otimização sustentável da competitividade.

Pode destacar alguns dos resultados alcançados com essas parcerias?

BC - A região de Camaçari tem sido alvo de um movimento positivo de chegada de novas instituições de ensino. Através da Comissão de RH, as empresas representadas no Cofic têm participado ativamente de agendas que permitem o amplo conhecimento de demandas e alinhamento de expectativas. Podemos citar ainda nossa contribuição na formatação de currículos acadêmicos de algumas instituições já beneficiadas pela aproximação com as indústrias do Polo de Camaçari, a exemplo dos cursos recentemente ofertados na região pela Ufba, Senai e Ifba.

Em resumo, o desenvolvimento dessas agendas de aproximação reflete o reconhecimento do potencial de contribuição que as universidades e escolas possuem para o fortalecimento da nossa indústria.

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