Cofic promove Simulado de Mesa para avaliar novos procedimentos do PEC

O Comitê de Fomento Industrial de Camaçari – Cofic realiza no próximo dia 19 de novembro, às 17 horas, na Casa do Trabalho, em Camaçari, um Exercício Simulado de Mesa para avaliar os novos procedimentos do Plano de Emergência para a Comunidade. O treinamento contará com a participação das equipes da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias D´Ávila, Polícia Militar e Civil, representantes de instituições públicas e dos integrantes do Núcleo de Defesa Comunitária – Nudec, formado por membros da comunidade.

O PEC, que teve sua revisão aprovada este ano pelo Conselho de Administração do Cofic, é voltado justamente para orientação da comunidade em uma eventual situação de emergência. “O Plano define 15 passos a serem seguidos no caso de uma eventual necessidade, incluindo o deslocamento de moradores que estejam uma área risco, para um ponto seguro”, afirma o técnico e consultor de Segurança Paulo Ribeiro, responsável pela coordenação do simulado.

Segundo Carlos Alberto Borges, coordenador da Defesa Civil de Dias D´Ávila, o propósito da atividade, nesse primeiro momento, é avaliar como funcionam os sistemas de comunicação e o nível de assimilação dos procedimentos previstos no PEC, bem como a articulação da Defesa Civil de Dias D’Ávila e Camaçari com os voluntários do Nudec e as equipes técnicas do Polo. Borges explica que a Defesa Civil tem um papel relevante de coordenação da evasão na comunidade, no caso de um eventual acionamento do PEC, e autoridade para orientar o deslocamento das pessoas para pontos seguros, com o apoio de outras instituições parceiros, a exemplo da Polícia Militar.

Avaliação dos Sistemas de Comunicação

O Simulado de Mesa leva esse nome porque as atividades podem ser realizadas sobre ou em volta de uma mesa. Na primeira parte, para testar a comunicação, as equipes se dividem em três salas, com jogos de Lego sobre as mesas. Em apenas uma delas a estrutura está montada. O desafio é passar as informações corretamente para as duas equipes armarem as outras estruturas de forma igual ao modelo original. “É um exercício para testar o sistema de rádio e a precisão da mensagem”, explica Paulo Ribeiro, ressaltando que “numa situação de emergência, a comunicação é o fator mais importante para o sucesso do pronto atendimento”.

A segunda parte é ação, com a simulação de um cenário próximo do real, de um possível vazamento de gás tóxico, com possibilidade de atingir a comunidade. Nesse caso, os participantes têm que seguir as orientações da Defesa Civil e exercitar passo a passo o que determina o PEC. “O  Nudec é fundamental, pois o grupo é formado por voluntários residentes na comunidade, em bairros próximos ao Polo, que compõem o PEC. Eles conhecem a comunidade e, portanto, podem orientar melhor a saída das pessoas com segurança até o ponto de encontro seguro”, informa o coordenador, lembrando que ao final do treinamento, todos os participantes se reúnem para avaliação e emissão de um relatório, que vai servir de base para as melhorias e próximos exercícios.

Aprovação

O PEC teve sua revisão aprovada este ano pelo Conselho de Administração do Cofic, após análises e estudos feitos pelos técnicos e especialistas das áreas de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA) das empresas associadas ao Cofic e também das equipes da Defesa Civil dos municípios de Camaçari e Dias D’Ávila, com a participação dos integrantes do Conselho Consultivo Comunitário e do Núcleo de Defesa Comunitária (Nudec).

Após a revisão, o plano foi apresentado pelo Cofic aos prefeitos de Camaçari, Ademar Delgado, e Dias D´Ávila, Jussara Márcia. A integração do PEC com os planos de emergência dos Núcleos de Defesa Civil de Camaçari e Dias D´Ávila será formalizada ainda este mês, através de convênio assinada entre o Cofic e as prefeituras dos dois municípios vizinhos ao Polo. A partir de 2014, os treinamentos serão realizados nos bairros de Camaçari e Dias D´Ávila que integram o PEC, sob a coordenação dos núcleos de defesa Civil dos dois municípios, com o apoio técnico das empresas do Polo e do Cofic.

Assessoria de Imprensa

Companhia de Comunicação

Tels: 32475851/88921119 (Antonio Moreno)

15.11.2013

Para esclarecimentos adicionais, favor contatar:

Érico Oliveira/Superintendência de Desenvolvimento e Comunicação

71 3634-3404 / 9967-6992

COFIC DIGITAL - EMPRESAS PATROCINADORAS
PROGRAMAS COFIC
Rod. BA 512, Km 1,5 - Fazenda Olhos D'Água - Camaçari-BA. - Cep. 42810-440